15 julho, 2013

ARRIAGA, José d’ – HISTORIA DA REVOLUÇÃO DE SETEMBRO. [Tomo I, II e III]. Lisboa, Typ. da Companhia Nacional Editora, [189-]. 3 vols in-4.º (25 cm) de XVI, 726, [2] p., 547, [5] p. e 689, [3] p. ; E.
1.ª edição.
"A Revolução de Setembro não é completa, como a de 1820, toda inspirada em o sentimento nacional.
Entre uma e outra épocha medeia a Santa Alliança e as invasões de seus poderosos exercitos em Napoles, Piemonte e na Hespanha, para destruirem as liberdades conquistadas por estes povos. Interpõe-se também a dementada e desanimadora contra-revolução de 1823, e o violento reinado miguelino, capaz de bestificar o povo mais culto do mundo.
Os governos reaccionarios sobrevindos á Villafrancada, a politica mesquinha e contraproducente dos cartistas de 1826 a 1828, que prepararam a victoria do absolutismo puro, e o terror branco do reinado apostolico de D. Miguel, tudo isto interrompeu a corrente de idéas creada pela revolução de 20.
[…]
Confessamos o nosso pecado: A nossa obra, filha de uma consciência recta e de sinceras e puras intenções, não é obra de estylo.
Temos em vista, sobre tudo, fazer historia, investigar bem os factos, estudar os homens e reconstituir a épocha histórica que desejamos tornar conhecida do publico."
(Excerto da Introdução)
José de Arriaga Brum da Silveira (Horta, 1844- Lisboa, 1921). “Conhecido por José de Arriaga, foi um historiador e escritor. Funcionário da Biblioteca Nacional de Lisboa, notabilizou-se pelos seus estudos de historiografia. Também se dedicou à poesia e à filosofia, revelando-se um polígrafo de mérito.”
Encadernações coevas em meia de pele com ferros gravados a ouro nas lombadas. Sem capas de brochura.
Exemplares em bom estado de conservação. Pastas e lombadas apresentam defeitos superficiais. Carimbo do Grémio Comercial do Porto na f. rosto dos três tomos. Algumas folhas denotam manchas de oxidação devido à qualidade do papel utilizado na impressão.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário