12 julho, 2013

FONSECA, Tomás de - NA COVA DOS LEÕES. Edição destinada ao Brasil. Lisboa, [s.n.] Composto e Impresso na: Emp. Téc. de Tipog., Lda. - Vila Franca de Xira, 1958. In-8º (18cm) de 458, [6] p. ; B.
1ª edição.
Obra polémica, das mais procuradas do autor. Aborda a questão religiosa tendo Fátima como pano de fundo. Censurada pelo Estado Novo, foi proibida a sua circulação em Portugal.
"Alguém me diz que um livro da natureza deste, posta a circular em Portugal, põe em risco, não apenas a liberdade do autor, mas ainda a sua própria vida. Embora! Morra ele, mas vivam os tristes que salpicam de lágrimas e sangue os caminhos que levam aos santuários donde regressam mais pobres e mais desventurados!
Sim. Morra ele, mas vivam esses e, com eles, todos os que têm fome e sede de justiça! E morra como deve morrer: no campo donde se volta livre, ou se não volta mais!"
(excerto da introdução).
Tomás da Fonseca (1877-1968). "Escritor, político, mestre e pensador da 1ª República Portuguesa. Foi uma personalidade de destaque no meio intelectual e político da sua época. Espírito brilhante e tribuno exímio, desde muito cedo se evidenciou na defesa das ideias liberais e depois do regime republicano. Teve um papel preponderante na geração que fez a República, pelo seu feitio combativo. Era firme e intransigente na defesa das suas ideias, sempre orientado na procura da verdade e da justiça e dono de uma coragem moral que desafiou todas as vicissitudes." 
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário