08 julho, 2013

DIAS, Jaime Lopes - VIRIATO : herói e pioneiro da independência. Discurso proferido na inauguração do seu monumento, em Viseu, aos 16 de Setembro de 1940. [Lisboa], Editorial Império, Limitada, 1953. In-4.º (24cm) de 15, [1] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Valorizada pela dedicatória autógrafa do autor na f. anterrosto; a contracapa foi por si utilizada, para, pelo seu punho, endereçar o opúsculo à Sociedade de Língua Portuguesa.
"O nosso herói, que a partir de hoje aqui fica imortalizado na pedra e no bronze é, afirma-o com a sua autoridade de grande erudito em matéria de antiguidades peninsulares, o professor da Universidade de Erlangen, Adolfo Schulten transcrevendo Justino: «o único grande cabo de guerra que os deuses fizeram surgir no seio dos Iberos».
Salvo da morte (150 a. c.) na edionda traiçaõ e carnificina que Galba concebeu e executou, assumiu a chefia dos lusitanos convencendo-os à resistência quando já pouco mais lhes restava do que a capitulação ou a morte.
Os seus feitos foram tais, o seu nome ecoou por tal forma, que de todas as tribos veio gente a alistar-se sob a sua bandeira.
Fogoso, destimido e valente, atacando e retirando-se, preparando armadilhas e simulando retiradas, desbaratou e derrotou as legiões de Plaucio, Unimano, Negidio, Scipião, Flávio e Serviliano, levando os romanos, para o vencerem, a praticar a torpeza de um crime: «...com mancha vergonhosa a vida lhe tiraram...»."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa com defeitos. Selo de biblioteca na lombada. Carimbo de biblioteca (da SLP) na capa, f. rosto e última p. texto.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário