07 julho, 2013

CHAGAS, Alvaro Pinheiro (Anselmo) - NOTAS DE UM LISBOETA. Blagues & phantasias. 1.ª serie. Lisboa, Livraria Ferreira, 1909. In-8º (19,5cm) de 268 p. ; B.
Conjunto de crónicas humorísticas sobre a vida pública e os política da época.
"O que vae lêr-se são algumas das Notas de um lisboeta, publicadas no Diario Illustrado.
Muitas, muitissimas outras se publicaram no mesmo jornal, como muitissimas outras se publicaram tambem, com pseudonymos differentes, no Jornal da Noite... Todas ellas constituiram uns poucos de volumes. Raro era o dia em que no jornal não apparecia uma d'essas phantasias ou blagues a proposito dos acontecimentos de occasião. [...] Ha muitas vezes aspectos comicos dos acontecimentos que só podem ser apreciados quando tenha passado a paixão do momento."
(excerto da introdução)
Álvaro da Silva Pinheiro Chagas (1872-1935). Jornalista português, filho de Manuel Pinheiro Chagas, um dos grandes vultos do meio literário português do século XIX. Foi redactor no Correio da Manhã, que era dirigido pelo seu pai. Empregou-se, posteriormente, como redactor principal no Jornal da Noite, tendo substituído o director Martins de Carvalho, quando este foi chamado para o governo de João Franco. Passou, igualmente, pela direcção do Diário Ilustrado, e também foi director do Correio da Manhã desde 1909 até à Proclamação da República. Quando este jornal foi assaltado, refugiou-se primeiro em França e depois no Brasil. Mais tarde regressou a Portugal, integrando o meio empresarial desempenhando cargos de gestão no comércio e indústria.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário