06 julho, 2013

MENESES, Dr. Carlos José de – A INQUISIÇÃO EM PORTUGAL. Obra historica e illustrada, abrangendo a historia do tenebroso tribunal desde a sua origem, sua installação em Portugal, legislação, sentenças, autos de fé, etc.. etc. Trabalho de compilação pelo… Volume I [e Volume II]. Porto, Empreza Editora de Moreira & Simões, [s.d.]-1893. 2 vols in-8.º (16 cm) de 336, [2] p. ; [6] f. il. e 309, [3] p. ; [5] f. il. ; E. no mesmo tomo
1.ª edição.
Ilustrado com gravuras em separado, onde se inclui o retrato de D. José da Cunha de Azevedo Coutinho, último Inquisidor Geral.
"Durante cerca de cinco seculos, um flagello mais desolador do que a peste, mais horroroso do que a fome, mais destruidor do que a guerra devastou quasi a Europa inteira:
A Inquisição!
Instituida sob os auspicios d’uma religião que se dizia de caridade e de paz, e que tinha como symbolo um innocente, Christo, morto como se fôra um criminoso no alto do Golgotha, o Santo Officio devorou mais vidas do que todas perseguições até hoje conhecidas.
A intolerancia, terrivel pecha que acompanhou em todos os tempos o fanatismo, armou o braço do poder clerical, que, cheio de ambições, se propôs a impor as suas doutrinas á viva força, e não viu ou não quis vêr que assim punha os seus interesses em desequilibrio com as doutrinas d’aquelle de quem se diziam ministros."
(Excerto do prefácio)
Encadernação em meia de pele com ferros gravados a ouro gravados na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas com defeitos. Restauro rudimentar com fita adesiva nas 3 primeiras folhas do vol. 1 (inc. f. de rosoto e ante-rosto), nas duas últimas f. do vol. 2) e numa ou outra página ao longo do livro. Folhas amarelecidas com manchas de oxidação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário