02 julho, 2013

CARVALHO, Vicente Antonio Esteves de – MEMORIA SOBRE A ORIGEM, E PROGRESSOS DE EMPHYTEUSE E SUA INFLUENCIA SOBRE A AGRICULTURA EM PORTUGAL. POR… [Armas reais portuguesas]. LISBOA: NA IMPRESSÃO REGIA. Anno 1814. Com licença. In-8º (21,5cm) de 32 p.
Estudo histórico sobre o aforamento agrícola e a sua influência em Portugal.
“O Principe [D. João VI], a cujo governo justo, e moderado vivemos sujeitos, conheceo este mal; e como o Pai da patria nunca vê com indifferença os males da sociedade, quer, que se examinem os meios mais adequados para o resgate dos foros: (Veja-se a Carta Regia de 7. de Março de 1810, datada do Rio de Janeiro) e esta importante refórma he, juntamente com outras de não menor importancia, incumbida a hum Governo não menos recommendavel por sua sabedoria, que por seu amor do bem público, experimentados nas mais arduas crises.”
(excerto do texto)
Vicente António Esteves de Carvalho. “Nasceu no lugar de Tortozendo, concelho de Covilhã, em 15 d’Outubro de 1779. Foram seus páes João Lopes Alves Ferreira e D. Rosa Maria Angelica. Entrou na Universidade de Coimbra em 1797, formando-se na faculdade de leis em 1802. Foi despachado juiz de fóra de S. Vicente da Beira em 1810, e a 18 de Fevereiro do mesmo anno, nomeado socio correspondente da academia real das sciencias de Lisboa. Desempenhou o logar de juiz de fóra de S. Vicente da Beira, com intelligencia e probidade, por espaço de quatro anos, sendo, ao cabo d’elles, nomeado, por provisão de 7 de setembro de 1815, ajudante da superintendencia geral dos provimentos de bôcca da provincia da Beira-Baixa, emprego que exerceu poucos mezes, porque falleceu, então, com edade de 36 para 37 annos.”
Exemplar por encadernar em bom estado de conservação. Apresenta manchas marginais nas primeiras páginas.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário