16 julho, 2013

ACTAS DO COLÓQUIO “A CASA LITERÁRIA DO ARCO DO CEGO” : Lisboa MM-MMI – Universidade Autónoma de Lisboa. Lisboa, EDIUAL – Universidade Autónoma Editora, S. A., 2001. In-4.º (24 cm) de 244 p. ; il. ; B. Anais : Série Histórica, Volume VII/VIII
1.ª edição.
Actas do colóquio comemorativo do bicentenário da Casa Literária do Arco do Cego, projecto tipográfico ambicioso e visionário, mas efémero. Encontro organizado pela Universidade Autónoma de Lisboa, que reuniu e publicou as comunicações que sobre o assunto apresentaram reputados especialistas e historiadores.
Livro ilustrado no texto com reproduções de gravuras produzidas na oficina da Tipografia do Arco do Cego.
Índice:
- O legado imarcescível da Casa Literária do Arco do Cego : Justino Mendes de Almeida. - Lisboa, 1800 : José-Augusto França. - Casa Literária do Arco do Cego, exemplo singular na História de Edição Ilustrada em Portugal. Apontamentos para uma biografia : Miguel Figueira de Faria. - Bocage, Tradutor para a Casa Literária do Arco do Cego : Justino Mendes de Almeida. - Racionalidade Iluminista e idealização do espaço dos mortos : Fernando Catroga. - Matéria Médica e Farmácia em Portugal nos finais do século XVIII : José Rui Pita. - Percursos do Poder e do Saber nos finais do século XVIII : o papel da Impressão Régia e da Casa Literária do Arco do Cego : Fernanda Maria Campos e Margarida Ortigão Ramos Paes Leme. - Plano Editorial e Economia da Edição : Manuela D. Domingos. - Nas margens da actividade tipográfica : a figura do “Novelista” enquanto agente de divulgação In Actu : José Augusto dos Santos Alves. - D. Rodrigo de Souza Coutinho, a Casa Literária do Arco do Cego e a difusão técnica e científica em Portugal : José Luís Cardoso. - “O Botânico Fr. José Mariano da Conceição Veloso e sua expedição na Capitania do Rio de Janeiro” : Maria Beatriz Nizza da Silva. - Museologia e História Natural em finais de Setecentos – o caso do Real Museu e Jardim Botânico da Ajuda (1777-1808) : João Carlos Brigola.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
45€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário