14 maio, 2013

KOCK, W. J. de - HISTORIA DA ÁFRICA DO SUL. Pretória, Edição do Ministério da Informação, 1972. In-4.º (26cm) de 64 p. ; mto il. ; B.
A História da África do Sul por W. J. de Kock, produzida em pleno apartheid. Obra impressa em Pretória para a Imprensa Nacional em Abr. 1972.
"A parte mais meridional do continente africano, que o mundo de hoje conhece por República da África do Sul, é a pátria de mais de vinte e um milhões de pessoas de diversas raças, falando línguas europeias e vivendo pacíficamente num país enorme cujo clima varia de região para região, indo do semidesértico ao subtropical.
A África do Sul de hoje cobre uma superfície maior do que a Alemanha, França Itália e Portugal em conjunto; cinco vezes o tamanho da Gra--Bretanha; quarenta vezes maior que a Holanda, donde, ao princípio, proveio a maioria dos antepassados da sua população branca." (introdução)
Matérias:
- Os portugueses e o Cabo da Boa Esperança. - Os holandeses fundam uma feitoria. - A pista para o interior. - O fim da dominação da Companhia. - A presença brtânica no Cabo. - A expansão pelo norte. - Colónias britânicas e repúblicas "boers". - Imperialismo. - O recurso à guerra (1899-1902). - Reconstrução e União. - O começo da União. - Hertzog funda um partido. - Os anos difíceis de Louis Botha. - A política e a primeira Guerra Mundial. - Smuts na chefia (1919-1924). - Hertzog e o Governo de Paacto. - Independência dentro do Império. - Da depressão à coligação. - Fusão: as suas realizações e os seus fracassos. - O colapso da Fusão (1938-1939). - Smuts vai para a guerra. - Os "afrikaners" em estado de confusão. - Progresso no pós-guerra. - Smuts: o fim da estrada. - Malan mete ombros à missão. - Comunismo e problemas raciais. - Planeamento ao serviço dos povos mestiço e banto. - Riqueza mineira. - O ano de 1960. - A proclamação da República da África do Sul. - Autodeterminação para o Transkei. - A luta pelo Sudoeste Africano. - O futuro. - Depois de Verwoerd. - A África do Sul em perspectiva.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário