21 maio, 2013

BOURRU, Mr. – ARTE // DE SE TRATAR A SI MESMO // NAS // ENFERMIDADES // VENEREAS, // E // DE SE CURAR DE SEUS DIFFERENTES // SYMPTOMAS: // Obra fundada em huma nova teoria destas // enfermidades, e na qual se explica do // modo o mais verosimel a operação dos // remedios, que se empregaõ em // seu tratamento. // TRADUZIDA DO FRANCEZ // DE // MR. BOURRU // DOUTOR REGENTE DA FACULDADE // DE MEDICINA NA UNIVERSI- // DADE DE PARIZ. // COIMBRA: // NA REAL OFFICINA DA UNIVERSIDADE. // Anno de M.DCC.LXXVII. // Com licença da Real Meza Censoria. In-8.º (16cm) de XXXVII, [3], 461, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Primeira e única edição publicada entre nós, impressa originalmente em francês em 1770.
Ilustrada com três bonitas vinhetas tipográficas e capitulares.
"Mr. Bourru explica quão importante era o número de pessoas infectadas por doenças venéreas, muitas delas sujeitas a superiores rigorosos, prontos a considerá-las de vida licenciosa, “o que mais vezes é só o efeito de um momento infeliz”. Pessoas essas que fatalmente tornar-se-iam “presas de infames charlatões, que sempre ricos em promessas nunca deixam de as lisonjear com algumas garrafas de tizanas” ou específicos aos quais gabam-se de serem os únicos possuidores." (Beltrão, Vera Regina – Educar para a Saúde em Manuais Domésticos de Setecentos, UFPR)
“Meu fim na publicação desta obra, naõ he de subtrahir o conhecimento, e a cura das enfermidades venereas aos Medicos a quem ellas pertencem de direito. Ainda que nada tenha omitido, para que as Pessoas infectadas destas enfermidades se ponhaõ em estado de se curarem a si mesmas, com tudo parece-me, que ellas podendo, faraõ melhor em confiar-se a hum habil Medico, do que seguir por si sós o caminho, que lhes abro. Ao mesmo tempo devemos convir, que muitas vezes ha tantas dificuldades em se buscar hum sabio Medico, que neste cazo julgo, ser entaõ esta obra naõ sómente utilissima a alguns particulares, mas ainda necessaria para o bem commum.”
(excerto da Prefacçaõ do Author)
“Esta Obra que Mr. Bourru Doutor Regente da Faculdade de Pariz quis publicar para cada hum se tratar a si mesmo, e se curar das Enfermidades Venereas, he sem duvida hum pinhor, naõ só de sua humanidade, mas tambem de sua ingenuidade.
[…]
Na Prefacçaõ desta Memoria elle divide todo o Povo em tres Classes. Na primeira compreende os Grandes, e todos os Cidadãos, que gozaõ de brilhante fortuna, e diz que Obra alguma de Medicina, poderá ser capas de dirigir a taõ grandes senhores, porque elles pódem ter os Medicos mais sabios ás suas ordens, e com elles curarem-se nas suas enfermidades. Porém este respeito, com q Mr. Bourru trata aos grandes senhores, naõ deve condemnar sua obra ao desprezo, nem subtrahilla das mãos inteiramente illustres, e ainda soberanas. Elle pode estar persuadido que toda a Fidalguia e nobreza ha de ler, e possuir a sua obra com estimação. A superioridade nestes senhores, igualmente que suas riquezas, assim como os fazem adorados de todos os seus inferiores, assim tambem os facilitaõ a socorrer os pobres, e concorrer para o seu alivio, já com um bom concelho, já com a exibição de alguns remedios.
[…]
Mr. Bourru poem na segunda Classe todos aquelles Cidadãos, a quem huma fortuna commoda facilitou huma boa educação, ou alguma Arte liberal. Tais saõ todas as Pessoas, que entraõ na categoria de Letrados, os Ecclesiasticos, os Militares, os Mercadores &c. A estes he que elle teve intençaõ de beneficiar, porque os conhecimentos, que adquiriraõ em sua mocidade, os habilitaõ para entenderem esta Obra, e saberem tratar-se de huma enfermidade, q lhes he interessante ocultar, mas que por se terem occultado, desprezando ao mesmo tempo os remedios proprios, vem a cahir em males serios, q depois naõ se remedeaõ sem grandes trabalhos, e perigos.
[…]
A terceira Classe de pessoas compreende a todos os que saõ obrigados a viver do trabalho de suas mãos. Esta classe he mais numeroza, como confessa o nosso Author, porém ella naõ póde tomar parte nesta obra, porque, diz, lhe falta toda a sorte de conhecimentos, e ignoraõ a arte de escrever, e de ler, o que lhes era necessario para tratarem com os ausentes, e buscarem nos Escritores o seu beneficio. Com tudo Mr. Bourru naõ os dezampara: elle busca na Policia o seu remedio, e se persuade que bastaõ as leis Provisionais para os preservar, e remediar até inteira extincção de todo o mal.
[…]
A todos parece consequente, q o beneficio que elle faz ás pessoas da segunda classe, se difunde tambem pelas da terceira, que elle lamenta, e quiz de outro modo sacrificar os seus cuidados. Mr. Bourru bem sabe que a maior parte dos malles venereos, que infectaõ as primeiras duas Classes, tiveraõ sua origem na terceira; o amor que poem a todos os homens no mesmo nível, e os faz iguais, assim como misturando differentes Classes, comunicou, e propagou o contagio venereo, assim tambem he capaz de comunicar, e propagar o remedio; na mesma fonte do mal se pode achar o bem, e do mesmo veneno tirar o antidoto. Ninguem se poderá capacitar que hum Amante deixe de remediar a huma pessoa amada podendo, e sabendo o modo como a ha de socorrer. Mr. Bourru pois beneficiando as Pessoas da segunda Classe em huma queixa, onde o amor he criminoso, fica claro, que extende o seu beneficio a quantos cumplices compreende o mesmo amor sobredito.”
(excerto da Prefacçaõ do Traductor)
Edme-Claude Bourru (1741-1823). Foi um médico francês. Doutor-Regente e bibliotecário da antiga Faculdade de Medicina de Paris e seu último decano.
Encadernação coeva inteira de pele marmoreada com rótulo e ferros a ouro gravados na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Lombada defeituosa. Pequeno orifício de insecto, junto ao festo, na última página e duas seguintes (em bco). Mancha de humidade desvanecida à cabeça, no início e no final do livro.
Raro.
Peça de colecção.
220€

Sem comentários:

Enviar um comentário