23 maio, 2013

BARRETO, Mascarenhas – HISTÓRIA DA POLÍCIA EM PORTUGAL : polícia e sociedade. Braga - Lisboa, Braga Editora, 1979. In-8.º (20,5cm) de 263, [9] p. ; [7] f. il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada em separado com reproduções de gravuras.
“O conjunto de normas imperativas – disposições jurídicas que não podem ser afastadas pela vontade dos indivíduos, nem por um poder políticos estrangeiro – constitui a «ordem pública».
Ao longo dos séculos, os Estados criaram grupos de pessoas incumbidas de assegurar a observância da ordem pública, vigiando e entregando ao poder judicial aqueles que a violassem. Ao grupo de vigilantes incumbido de proteger a população, mantendo essa harmonia da vida social, pelo cumprimento das normas da ordem pública, se chamou «Corpo de Polícia». (excerto da introdução)
Matérias:
O Homem e a Sociedade. Controlo Social. As Normas Jurídicas e a Ordem Pública.
I - PRIMÓRDIOS DA POLÍCIA EM PORTUGAL
1- História Sumária da Polícia na Antiguidade.
2- De D. Afonso Henriques a D. Sebastião:  As Ordenações / Os Juízos de Deus / A Feitiçaria / Os Tratos / A Inquisição / Os Judeus / A Vontade Popular / Os Cristãos Novos / A Saúde Pública / A Peste / As Galés / Os Pelourinhos / A Censura.
3- Dos Filipes a Pina Manique: A Restruturação da Polícia / A Propriedade, o Latifúndio e o Sentido da Liberdade e Moral / Armas e Disfarces / O Marquês de Pombal / Os Proveitos / A Administração Policial / O Desterro dos «Meninos de Palhavã» / O Intendente-Geral da Polícia da Corte e do Reino / As Prisões / A «Viradeira» / A Guerra / Pina Manique / Salubridade e Moral Pública / A Remodelação dos Serviços de Polícia.
II- A POLÍCIA PORTUGUESA NA ÉPOCA CONTEMPORÂNEA
1- A Guarda Real De Polícia: O Conde de Novion / As Invasões Francesas / A Guarda Militar de Polícia / A Conspiração de Gomes Freire.
2- A Guerra Civil: A Questão da Legitimidade / Extinção da Guarda Real de Polícia / A Guarda Nacional e a Polícia Preventiva / A Extinção da Intêndencia-Geral da Polícia.
3- A Guarda Municipal: A Restauração da «Carta» / As Condecorações e os Títulos / A Abolição da Escravatura / O caso dos «Ociosos» e das «Irmãs da Caridade» / As Amnistias e a Polícia Cívica / O caso «João Brandão».
4- A Alvorada Republicana: A Grande Guerra / O Epílogo da Primeira República /A Ditadura.
5- A Polícia de Segurança Pública: Terrorismo e Repressão / Perturbações da Ordem Pública / A «Guerra Colonial» / «Salazarismo» e «Libertação» / «Pela Lei e Pela Grei» / Organizações da PSP / Mensagem.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar, com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário