18 maio, 2013

COELHO, F. J. Pinto - CONTEMPORANEOS ILLUSTRES. II : D. Fernando II de Portugal. Lisboa, Imprensa Nacional, 1878. In-8.º (21 cm) de 384 p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Biografia de Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, D. Fernando II de Portugal, rei consorte da rainha D. Maria II.
Trata-se do 2.º vol. de dois publicados nesta série Contemporaneos Illustres: o 1.º vol. foi dedicado ao estadista Fontes Pereira de Melo (1877).
Ilustrado com o retrato de D. Fernando II em extra-texto.
"O rei D. Fernando de Portugal conta actualmente sessenta e dois anos, e conserva ainda a mesma figura magestosa e sympathica de outr’ora.
Gosando da maior estima publica, póde affoutamente dizer-se – que não conta um só inimigo pessoal ou politico.
Nos teatros e outros logares publicos onde aparece, o rei-artista é sempre bem recebido pelo povo, costumado ha quarenta e dois anos a vel-o sempre risonho e alegre em toda a parte!
[…]
Eis finalmente o homem illustre, a quem Portugal tanto deve, e que devemos venerar como justamente o merece, visto que em 1870 soube zelar tão bem a honra, independencia e a liberdade da pátria, quando o plano do governo de Prim era adoptar para a peninsula ibérica a união de Hespanha e Portugal á similhança do imperio austro-hungaro, e do reino da Suecia e Noruega.
O rei D. Fernando II de Portugal, n’uma palavra, é um dos principes mais esclarecidos e bemquistos da Europa, um completo homem d’estado e o prototypo do perfeito cavalheiro."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas ligeiramente oxidadas.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário