15 maio, 2013

BOTTO-MACHADO, Fernão – A CONFISSÃO. Lisboa, Composto e Impresso na Typ. La Bécarre, de F. Carneiro & C.ª, 1908. In8º (18cm) de 14, [2] p. ; B.
Corrosivo opúsculo anticlerical de Boto Machado. Raríssimo. Não consta da base de dados da BNP. A Biblioteca Nacional possui apenas um exemplar do mesmo ano impresso na Tip. Bayard.
“Veio a religião catholica, que é apenas a apropriação, e a adaptação, grosseira e falha d’originalidade, de doutrinas, symbolos, actos e sacramentos das religiões anteriores, e, plagiando como sempre essas religiões, dispôz – em nome d’um Deus que nunca foi visto, e que, colérico, feroz e exterminador, nos fulmina com raios, coriscos, centelhas, terramotos, pestes, fomes, guerras e dilúvios – dispôz que todos os pecados tu confessarás, pelo menos uma vez em cada anno.
Mas confessarás para quê?
Pois se Deus sabe tudo, é imenso, e está em toda a parte, para que confessar-lhe pecados que elle conhece, que elle sabe, que elle observa, que elle vê, e que não evita, só talvez pelo prazer de castigar o homem, alliás por elle feito, no dizer dos sagrados textos, á sua imagem e similhança? Para quê, sendo como é certo que se não fosse a instrucção, a educação e o mêdo das cadeias, podia um tal Deus limpar as mãos á parede pela sua linda obra?” (excerto da 1ª parte do texto)
Fernão Amaral Boto Machado (1865-1924). “Não tem nenhum curso scientifico, mas possue uma cultura intellectual superior á de muitos que se embrenham em estudos e á custa de transigencias logram obter um curso.
É, como d’aqui se pode inferir, um espirito esclarecido, que animado por uma vontade forte e bem orientada se ter tornado simpatico e querido a dentro das fileiras democráticas. Muito dedicado á causa da instrucção popular, de que é um dos mais devotados campeões, a sua acção politica tem-se exercido simultaneamente no jornalismo e na tribuna, substituindo com brilho notavel Magalhães Lima na direcção da Vanguarda, quando há tempos aquelle se encontrava ausente do país.” (in Almanaque Republicano, 1908)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta algumas falhas de papel, bem como a 1ª p. texto. Contém sublinhados no texto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário