06 março, 2013

SÁ, José Anastasio da Costa e – TRIUNFO DA INNOCENCIA: // POEMA EPICO, // DEDICADO // AO // SERENISSIMO SENHOR / D. JOSÉ // PRINCIPE DO BRASIL, // POR // JOSÉ ANASTASIO DA COSTA // E SÁ, // LISBONENSE. // LISBOA: // NA OFFIC. DE FILIPPE DA SILVA E AZEV. // ANNO M. DCC. LXXXV. // Com Licença da Real Meza Censoria. In-8º (15cm) de [8], 271, [1] p. ; il. ; E.
1ª edição.
Poema em prosa, narra a história de José do Egipto, uma das mais “populares gestas bíblicas”.
“SENHOR. O Heroe da Innocencia, o célebre Patriarca José do Testamento do Velho, filho do grande Patriarca Jacob, vendido por seus irmãos; prezo por seu Senhor; e por sua rara Sabedoria constituído Principe, e Salvador em todo o Egypto; este Heróe, digo, incomparável da Antiguidade procura pela semelhança de virtudes outro José, outro Principe em V. Alteza Real, a cuja Augusta Sombra configura a felicidade de ser elle em nossos dias hum público modelo de Inncocencia, de Sabedoria, e puros costumes a toda huma Nação.” (excerto da dedicatória)
Encadernação coeva inteira de carneira com ferros a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Vestígios de insecto, com maior incidência no último terço do livro, ferindo o texto em cerca de 30 p.
Raro.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário