19 março, 2013

FERREIRA, Amadeu – A FORÇA AÉREA E A NAÇÃO. Guerra e paz: Princípio e Valores. [Lisboa], Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea, 2000. In-8º grd. (21cm) de 325, [3] p. ; B.
Capa de António Manuel Pinto Aires.
Tiragem: 500 exemplares.
“«A Força Aérea e a Nação – Guerra e Paz: Princípios e Valores» é a reunião em volume de artigos da autoria do Coronel Piloto-Aviador Amadeu Ferreira que andavam esquecidos e dispersos por publicações várias.
A Primeira Parte analisa aspectos da acção da Força Aérea Portuguesa nas vertentes operacional e outras missões de interesse público; inclui ainda temas essencialmente aeronáuticos, como a influência dos meios aéreos nos campos de batalha e a consequente evolução da manobra militar.
A Segunda Parte trata também de assuntos militares, mas abrangendo a guerra em geral, os princípios e regras que o dia-a-dia das campanhas foi impondo e sublimnado ao longo do tempo e as adaptações desses princípios e regras à realidade dfas guerras contemporâneas e dos novos conceitos de “zona de acção”, “rectaguarda”, “potência relativa de combate”, etc.
A Terceira Parte é uma reflexão sobre os valores humanos que ressaltam e emanam da guerra e outras lutas entre os homens, como situações de facto ou previsíveis, e o sentido e validade das “obrigações” e “privilégios” que daí resultam” (excerto do prefácio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário