18 março, 2013

PACHECO, João Pires da Matha – THESE OU DISSERTAÇÃO QUE SOBRE O PARTO PREMATURO ARTIFICIAL APRESENTA PARA SER DEFENDIDA NA ESCOLA MEDICO-CIRURGICA DE LISBOA. Lisboa, Na Impr. De J. M. R e Castro, 1839. In-8.º (19cm) de VII, [1], 24 p.
1.ª edição.
Tese académica. Trata-se talvez, do primeiro trabalho que sobre este assunto se publicou entre nós.
“A arte obstetrícia fôra entre os muitos ramos de conhecimentos humanos um dos mais preciosos instrumentos de fortuna pública, se a par do progresso das outras sciencias ella se adianttára de um passo firme e ousado sobre o immenso campo, que partilhára na commum divisão. Separada da Medicina Operatoria, de que póde considerar-se um ramo, ella fôra destinada a preencher uma missão honrosa, a de socorrer o bello sexo em uma de suas mais penosas atribuições, a de suprir pelo parto as perdas da humana espécie. Escolhos porém quasi insuperáveis tem sido forçoso vencer, e o maior de todos a mentida interpretação, que da moral tem feito o obscurantismo de epochas menos civilizadas, em que não era dado penetrar no sanctuario da natureza. Passou essa epocha ominosa; mas durão ainda seus perniciosos efeitos, retardados desta arte os benefícios, que do progresso simultâneo das sciencias devia resultar á Arte dos partos.”
(Excerto da introdução)
João Pires da Mata Pacheco (1812-?). “Cavalleiro das Ordens da Torre e Espada, e S. Bento de Avis, Bacharel formado em Medicina pela Universidade de Salamanca, Cirurgião-medico pela Eschola de Lisboa, Cirurgião de brigada do Exercito, com exercí­cio na 7.a Divisão militar, Sócio correspondente e ex-Secretario da Sociedade das Sciencias Médicas de Lisboa, da Academia de Medicina de Cadix, e das Económicas Salmantina, e de Leão, etc.”
(Inocêncio, XXIII, 149)
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem indicação de registo na BNP (Biblioteca Nacional).
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário