29 março, 2013

GAIO, Manuel da Silva – SVLAMITE. Coimbra, “Atlântida” – Livraria Editora, 1928. In-8.º (19cm) de 58, [4] p. ; B.
Capa de Carlos Carneiro.
1.ª edição. 
Muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
“Há nomes que – devido ao relevo e impressivo carácter das figuras históricas ou lendárias por eles designadas – vieram a assumir significação genérica, a ganhar valor de apelativos simbólicos.
Pertence ao número o da protagonista dêsse enigmático drama pastoral chamado Cântico dos cânticos – o nome da trigueira e ardente Sulamite.
Há de sempre caber, melhor do que algum outro, a cada nova encarnação viva ou a cada nova imagem artística de certo tipo d’alma e beleza da MULHER AMOROSA.”
(excerto do prefácio)
Manuel da Silva Gaio (1860-1934). “Poeta, teorizador e ensaísta, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, cidade onde nasceu, mas em vez da advocacia optou por uma vida de burocrata, o que lhe deixava mais tempo para a criação literária e ensaística. No final da década de 80, depois de ver publicado o seu primeiro livro de poemas, Primeiras Rimas (1887), ligou-se à Revista de Portugal (1889-1892), dirigida por Eça de Queirós, autêntico ponto de encontro de duas gerações de escritores, a de 70 e a de 90, de que Silva Gaio era já um dos mais conceituados representantes. Entre 1895 e 1896 foi co-director, juntamente com Eugénio de Castro, da revista Arte, Revista Internacional que procurava integrar Portugal nos movimentos de vanguarda europeus de literatura, arte e crítica. Passado o período em que o neolusitanismo se mostrou influente, continuou ainda a publicar, não só livros de poemas — Novos Poemas (1906), Chave Dourada (1916), poema alegórico de inspiração simbolista, os poemas épicos Dom João (1924), O Santo (1927) e Sulamite (1928) — como também diversos ensaios de importância capital.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Carimbo de posse (2) na f. rosto; etiqueta na lombada. Pequenos defeitos na capa e trabalho de traça junto da lombada.
Invulgar. 
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário