11 março, 2013

REIS, Vice-almirante Candido dos – AS PERSEGUIÇÕES RELIGIOSAS ATRAVEZ DA HISTORIA. Pela Patria e pela Republica. Conferencia proferida na benemérita Associação dos Lojistas de Lisboa. [Lisboa], Publicação de propaganda anti-jesuitica mandada fazer pela Junta Liberal, [1911?]. In-8.º (22 cm) de [4], 73, [3] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo de homenagem a Cândido dos Reis, Vice-almirante da Armada Portuguesa e herói republicano. Trata-se da reprodução de uma conferência pronunciada por Cândido dos Reis na noite de 5 de Março de 1910, precedida de uma biografia enaltecendo as suas qualidades humanas e patrióticas da autoria de Peres Rodrigues.
Livro ilustrado com um retrato de corpo inteiro do Almirante.
Carlos Cândido dos Reis (1852-1910) "Aos 17 anos alistou-se na Armada como Voluntário. Durante a sua carreira militar comandou canhoneiras, dirigiu a Escola de Marinheiros do Porto, a Escola de Torpedos Fixos e a 2.ª e 4.ª divisões do Corpo de Marinheiros. Foi também instrutor e professor da Escola Prática de Artilharia Naval. Aderiu ao Partido Republicano Português, tendo sido eleito deputado pelo círculo de Lisboa. Envolveu-se nos preparativos da revolução de 1908, que falhou. Em 1909, passou à reforma, por motivos políticos. Tornou-se membro da Carbonária onde recebeu o nome de código Morceau e foi um dos principais dirigentes da Revolução do 5 de Outubro. Nas vésperas da data prevista, quando outros oficiais também comprometidos propuseram um adiamento, Cândido dos Reis recusou e impôs a sua vontade, declarando: “A Revolução não será adiada. Sigam-me se quiserem. Havendo um só que cumpra o seu dever, esse único serei eu”. Na madrugada de 5 de Outubro, em plena acção revolucionária, dirigiu-se aos Banhos de São Paulo para conferenciar com os companheiros. As notícias que corriam não eram boas, pois a maior parte das unidades militares comprometidas não tinham chegado a revoltar-se. Concluíram que o golpe falhara e decidiram fugir. Cândido dos Reis despediu-se e desapareceu nas ruas da cidade. Horas depois foi encontrado morto na zona de Arroios. Tinha-se suicidado. Apesar de não ter assistido à vitória da Revolução em que tanto se empenhara, o Almirante Cândido dos Reis passou à história como um dos responsáveis pela Implantação da República."
(Fonte: centenariorepublica.pt)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário