14 julho, 2012

DURO “Zé Jaleco”, Antonio Rodovalho – HISTORIA DO TOUREIO EM PORTUGAL : por… Lisboa, Antiga Casa Bertrand-Livraria Editora, 1907. In-8º (19cm) de 304 p. ; il. ; E.
Ilustrado no texto com fotografias a p.b.
Terceira e última obra do autor. "No índice constam capítulos como o início das corridas no nosso País, os Monarcas toureiros, a proibição de corridas, diversos modos de lidar touros, as corridas nas diversas e sucessivas praças de Lisboa e seus arredores, a morte do cavaleiro Fernando de Oliveira, as esperas de touros, o bando, os moços de forcado, os intervaleiros, as praças de touros no distrito de Lisboa, as corridas no Ribatejo, Estremadura e Alentejo, touros nas Ilhas e em África, e, com destaque especial, as corridas efectuadas no Porto e seu distrito, no Douro, Minho, Beiras e Trás-os-Montes…”
“Para organisar este modesto trabalho, coordenei diversas noticias e referencias acerca das corridas de touros que se teem realisado em todo o paiz, informações essas ainda não citadas em nenhum livro da especialidade, porque até hoje só eu tive a paciencia de as reunir. Auxiliado por livros que tratam de assumptos tauromachicos, possuindo uma colecção de documentos antiquíssimos sobre touradas, obtendo apontamentos fidedignos de aficionados de Lisboa e das províncias, e de prestimosos correspondentes do jornal «O Seculo», a quem me confesso altamente reconhecido, assim consegui, não sem grandes difficuldades , alcançar informações absolutamente inéditas, que julgo interessantes para esta obra.” (excerto da introdução)
António Rodovalho Duro “Zé Jaleco” (1855-1919) descrito por Jayme Duarte de Almeida na sua monumental obra “Enciclopédia Tauromáquica” como “antigo aficionado, crítico e escritor tauromáquico, que também foi moço de forcado amador, natural de Lisboa, onde nasceu em 1857. Apresentou-se numa corrida em Cascais na temporada de 1876, logo manifestando excepcionais qualidades para rabejador. Dedicou-se depois à crítica tauromáquica, que fez durante largos anos no jornal “O Século“. Foi dos mais populares do seu tempo e num período de transição em que ainda conservava certo sentido jocoso que, antes, caracterizava os cronistas da modalidade. Escreveu e publicou os livros “Tauromaquia”, “Vocabulário Taurino” e uma pequena “História da Tauromaquia…”
Encadernação simples em meia de percalina com ferros a ouro na lombada; s/ capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário