12 julho, 2012

REGO, Leotte do - MARINHAS. [Prefácio de Henrique Lopes de Mendonça]. Lisboa, Typ. da Livraria Ferin, [1906]. In-8º (18cm) de [4], IV, [2], 196 p. ; il. ; B.
Ilustrado no texto com fotografias a p.b.
"N'esta vistosa esquadrilha, que voga a pandas velas pelos tormentosos mares da litteratura, tomou já ha annos logar o sr. Leotte do Rego, e dá brilhantes mostras de arrojo e pericia na perigosa travessia. Linguagem desataviada e singela, como cumpre a um marinheiro affeito ao laconismo energico das vozes de commando; verdade flagrante na narrativa; simples dramatização de assumptos simples; calor communicativo de sensibilidade e de patriotismo; relances de vigor, que recordam haver sempre no viver maritimo algo de epopea e de tragedia; eis as qualidades que reçumam dos pequenos episodios postos a publico pelo illustre official da armada."
(excerto do prefácio)
Jaime Daniel Leote do Rego (1867-1923). "Nasceu em Lagos a 1 de Dezembro de 1867 e morreu em Lisboa a 26 de Julho de 1923. Fez o curso da Escola Naval alcançando o lugar de contra-almirante. Serviu em Moçambique e São Tomé, neste último como Governador. Implantada a República foi eleito deputado entre 1915 e 1919, por Lisboa Ocidental e, em 1922, por Angola. Durante a Revolução de 14 de Maio de 1915, chefiou a divisão naval que se revoltou contra o governo de Pimenta de Castro. Foi um dos maiores defensores da participação portuguesa na Grande Guerra, pertenceu à Maçonaria, tendo sido iniciado em 1912 na loja Elias Garcia com o nome simbólico de Pêro de Alenquer*."
*Na foto lateral (no livro, colocada entre a f. rosto e a f. dedicatória, em página inteira) podemos apreciar o Pêro de Alenquer, "navio-fetiche" para Leote do Rego, de que viria a aproveitar o nome para seu na maçonaria.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Defeitos na lombada.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário