22 julho, 2012

SILVA, Silverio M. de Figueiredo Lobo e – BANDALHEIRA. Gouveia, [Ed. Autor] Comp. e imp. Tip. Motta & Irmão, 1919. In-8º grd. (24cm) de 86, [2] p. ; E.
Opúsculo publicado num período de grande turbulência da vida nacional, após o assassinato de Sidónio Pais ocorrido em Dez. 1918, e na sequência da revolta ocorrida no Porto, pouco tempo depois, em 19 de Janeiro de 1919, ocasião em que foi proclamada a monarquia - golpe efémero que viria a ser conhecido pela Monarquia do Norte.
Em tom cáustico, o autor ataca os sidonistas e “novos” monárquicos em geral, não poupando nos adjectivos para classificar o seu comportamento “vil” e errante, mas também particulariza, “chamando os bois pelo nome”. Denuncia a situação política do país, de compadrio e corrupção, pincelando o livro com exemplos da “podridão” que grassava, sobretudo em casos que o envolveram a ele pessoalmente, enquanto Delegado do Procurador da República.
“Esses torpes políticos, essa vil canalha, esterco ambulante, poeira mortífera, vilões d’origem, sò de mães nascidos, mordendo com o rabo como os lacraus, que da republica velha foram para a nova, com as mesmas caras, surgindo-lhes agora a monarquia, como os cães, alçam a perna, mijam sobre a republica e saltam para a monarchia onde ocupam os mesmos logares; os mesmos tal e qual. Vêm assim desde 1911 alguns e outros desde as eleições de 1917. Republicanos sem partido, republicanos do Pimentismo, republicanos do democratismo, republicanos da união sagrada, voltando ao democratismo d’ahi passando ao unionismo e sidonismo e de tudo isto para a monarchia restaurada…”
Silvério Máximo de Figueiredo Lobo e Silva, advogado e deputado, natural de Sever do Vouga. Delegado do Procurador da República quando escreveu a presente obra.
Encadernação recente cartonada. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Capas com defeitos; páginas oxidadas.
Muito raro.
Sem indicação de registo na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).
Peça de colecção. 
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário