02 julho, 2012

CAVALHEIRO, Rodrigues - D. MANUEL II E JOÃO FRANCO : Correspondência Inédita. 2ª edição. Lisboa, [s.n. - comp. e imp. nas Oficinas de São José], 1970. In-8º (19cm) de 109, [3] p. ; [2] f. il. ; B. Biblioteca do Pensamento Político, 5
Contém em extratexto os retratos d'El -Rei D. Manuel II e João Franco, com as respectivas assinaturas facsimiladas.
"Em Janeiro de 1911 estavam ambos no exílio: - D. Manuel II, expulso do Trono por uma revolução, que a maior parte dos políticos e servidores de que se rodeara não soubera prever e muito menos evitar ou dominar; João Franco, que o Monarca sacrificara desde o início do seu reinado e que era, afinal, o único homem público que poderia ter feito frente às arremetidas dos adversários da Coroa."
"Embora já falecidos há muito, o último Monarca constitucional e João Franco, as cartas são elemento indispensável para avaliação justa dos maus conselhos e das más influências que enredaram e dominaram os dois últimos anos da Monarquia."
"Esta correspondência inédita [...] foi publicada, em 1967, numa edição de reduzido número de exmplares, a maior parte dos quais  destinados a ofertas..." (excertos da obra)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa manchada.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário