23 julho, 2012

MORAIS, António Manuel – A PRAÇA DE TOIROS DE LISBOA (CAMPO PEQUENO)[Prefácio de Fernando Teixeira]. [Lisboa], [s.n. – fotocomp. e imp Fnac-Gráfica], 1992. In-4.º (28cm) de 1079 p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Capa: “A Praça de Toiros do Campo Pequeno”, aguarela do pintor Paulo Ossião (1992).
Edição de grande esmero e apuro gráfico, impressa em papel de qualidade superior, profusamente ilustrada com desenhos e fotografias a p.b. e a cores, reprodução de cartazes, programas, cartas, etc.
“Julgo desde há muito que qualquer análise estatística da edição de livros portugueses relacionados com a temática dos touros demonstrará o primado incontestável das colectâneas, por vezes epidémicas, de crónicas e críticas. Algumas, diga-se de passagem, de excelente qualidade como o demonstram, por exemplo, os casos de D. Bernardo Mesquitela ou de “Solilóquio”. […]
Publicar em Portugal uma obra de investigação histórica de temática taurina é antes de mais um acto de coragem digno dos maiores elogios. Desde Jayme Duarte de Almeida, se não me engano, que não aparecia ninguém capaz de meter ombros a semelhante tarefa. Surge-nos agora o Dr. António Manuel Morais e adiante o leitor compreenderá quanto trabalho de investigação, quanta competência e dedicação foram imprescindíveis para levar a cabo um empreendimento tão notável como necessário. A inexistência de uma história correcta e objectiva da nossa primeira Praça de Touros era já uma constatação vergonhosa…”
(Excerto do Prefácio)
Matérias: I - Breve História do Toureio em Portugal até ao séc. XIX - A corrida à corda. II - As Praças de Toiros Portuguesas. III - As Praças de Toiros de Lisboa - Os Intervaleiros. IV - A (Real) Casa Pia de Lisboa. V - A Construção da Praça de Toiros de Lisboa (Campo Pequeno) - Características arquitectónicas da praça. VI - Campo Pequeno – Cem Anos de Toiros e Espectáculos. ENCICLOPÉDIA - Ganadarias e Ganadeiros. - Cavaleiros e Rejoneadores. - Matadores, Novilheiros e Espadas. - Bandarilheiros e Picadores. - Grupos de Forcados. - Moços de Forcado Amadores e Profissionais. - Figuras e Factos. - Bandas de Música. - O Regulamento Taurino (Decreto Regulamentar nº 62/91 de 29 de Novembro).
Encadernação cartonada do editor com sobrecapa policromada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível
 

Sem comentários:

Enviar um comentário