15 julho, 2012

VIEIRA, Alexandre – SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO MOVIMENTO SINDICALISTA EM PORTUGAL (De 1908 a 1919). Lisboa, Edições Base, 1977. In-8º (18cm) de 70, [2] p. ; B. História do Movimento Operário : Colecção/ Textos Sindicais
“Estes «Subsídios para a História do Movimento Sindicalista», que Alexandre Vieira nos legou, foram escritos em 1925 e publicados no Almanaque de «A Batalha», de onde os reproduzimos.” (excerto da introdução)
Alexandre Vieira foi militante sindicalista. Em Lisboa fundou em 1908 o jornal a Greve juntamente com outros companheiros tipógrafos que o imprimiam e vendiam, chegando para o efeito a inscrever-se como vendedor ambulante de jornais, cautelas e lotarias autorizadas. Mais tarde dirigiu o Jornal "A Batalha" e foi Secretário Geral da União Operária Nacional a primeira central sindical de Portugal. Foi preso várias vezes durante os regimes monárquico e republicano. Mais tarde foi forçado ao exílio pela ditadura do Estado Novo. Escreveu na imprensa operária. Deixou alguns livros publicados. Data de 1950, a edição do seu primeiro livro intitulado «Em Volta da Minha Profissão: Subsídios para a História do Movimento Operário no Portugal Continental». As artes gráficas, a revisão tipográfica e a história e factos do movimento operário constituem a temática central das suas obras. «Subsídios para a História do Movimento Sindicalista em Portugal: de 1908 a 1919» foi publicada postumamente, em 1977.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Com interesse histórico.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário