06 julho, 2012

FERRAZ, Comodoro Guilherme Ivens – O CRUZADOR «REPÚBLICA» NA CHINA EM 1925, 1926 E 1927 : Relatórios do Comandante em Chefe das Fôrças Navais Portuguesas no Extrêmo Oriente. Subsídios para a História da Guerra Civil na China e dos conflitos com as potências. Lisboa, Imprensa da Armada, 1932. In-8º grd. (23,5cm) de [16], 654, XVIII, [2] p. ; [1] mapa desdob. ; il. ; E.
Publicação ordenada por Sua Excelência o Ministro da Marinha em seu despacho de 6 de Outubro de 1930.
1ª edição.
“Relatório do comandante das forças navais portuguesas no Extremo Oriente, redigido na conclusão da missão de vigilância no teatro de operações da guerra civil chinesa 1925-27. - Contém: breve historial dos conflitos entre o Império Celeste e as potências europeias (e Japão); as perturbações de Maio e Junho de 1925 em Cantão contra as concessões ocidentais; viagem do “República” de Lisboa a Macau, com passagem por Singapura; aliança momentânea entre Chaing Kai-Shek e os bolchevistas; o governo “branco” do general Chen Kwing Ming em Cantão, próximo das potências europeias (Portugal e Grã-Bretanha); lutas entre senhores da guerra no norte e sul do país; as regiões ocupadas pelo Exército Vermelho; Kuomintang vence senhores da guerra; corpo expedicionário português em Xangai; vitória nacionalista sobre os comunistas.”
Belíssima encadernação meia francesa com ferros a ouro na lombada com motivos ornamentais gravados a seco nas pastas ao longo da lombada e dos cantos. Conserva as capas originais.
Exemplar em bom estado de conservação. Sem f. anterrosto.
Invulgar e muito apreciado.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário