14 maio, 2011

PADRE ANTONIO VIEIRA, 1608-1697 : CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO : NOVEMBRO 1997 - FEVEREIRO 1998. Concepção, textos, legendas e coordenação: José Pedro de Matos Paiva ; Prefácio: Francisco Bethencourt, Director da BN ; Introdução: Aníbal Pinto de Castro. Lisboa, Biblioteca Nacional, 1997. In-4º grd. (29cm) de 175, [1] p. ; mto il. ; B.
Tiragem: 2.500 exemplares.
"A vida do Padre António Vieira, pela divercidade das suas facetas - Jesuíta, missionário, político, diplomata, polígrafo -, pela qualidade da sua intervenção pública - em prol da Restauração, em defesa dos cristãos novos e em favor da liberdade dos índios -, pela sua extensão temporal  (1608-1697) e espacial - exerceu a sua actividade em Portugal, na América portuguesa e em diversos países europeus -, é reveladora das principais linhas de força de uma época no contexto ibero-americano. (...) São todos estes elementos que estão na base da organização da nossa exposição. Trata-se de um grande empreendimento que visa utilizar o ambiente comemorativo do centenário da morte do Padre António Vieira para estimular o estudo da sua obra, publicar novos instrumentos bibliográficos que ajudem os pesquisadores e alargar o conhecimento da época em que viveu." (do Prefácio)
Belíssimo catálogo, impresso em papel couché, profusamente ilustrado a p.b. e a cores, com inúmeras reproduções de carácter iconográfico e bibliográfico, gravuras e pinturas, retratos, obras manuscritas, frontespícios de obras impressas...
Excelente exemplar - como novo.
Esgotado.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário