15 maio, 2011

D. JOÃO I - LIVRO DA MONTARIA. Feito por D. João I, Rei de Portugal, conforme o manuscrito n.º 4352 da Biblioteca Nacional de Lisboa. Publicado por ordem da Academia das Sciências de Lisboa por Francisco Maria Esteves Pereira. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1918. In-8.º (22,5cm) de LXV, 465, [1] p. ; [6] est. extratexto ; il. ; E.
1.ª edição.
"O Livro da Montaria é uma obra original em todas as suas partes, e não a tradução, imitação, ou adaptação de outra obra semilhante, escrita em português ou língua estranha. Sob o ponto de vista técnico, O Livro da Montaria é um tratado da arte da caça do monte, e compreende não só as regras e preceitos que deve observar o monteiro para ser perfeito na sua profissão, mas tambem as razões que os justificam; e em que todas as operações da caça do monte são descritas com admirável minuciosidade, não só as destinadas a apreender a caça, como tambem a preparar os meios para obter o resultado desejado. Sob o ponto de vista literário o Livro da Montaria tem grande merecimento; contem, como era de esperar, grande número de termos usados neste género de caça, e pelo qual se pode determinar a sua significação especial.[...] O estilo é, como convém a uma obra didática, singelo, preciso e mesmo elegante, e sempre nobre; nele não se encontram palavras da linguagem baixa, e muito menos obscenas." (da Introdução) 
"O Livro de Montaria feito por El-Rei D. João I de Portugal é um precioso testemunho da vivência medieval, que traduz, na frescura das suas páginas, um imenso entusiasmo pela arte de caçar, exercício cuja origem se perde na imensidão dos tempos.[…] Temos assim o melhor exemplo de como, na corte portuguesa de quatrocentos, se fomentou uma actividade desportiva, com a preocupação do crescimento harmonioso, empenhando toda a potencialidade humana." (Prof. Doutora Manuela Mendonça)
Encadernação em meia de pele com ferros a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado geral, descontando pequeníssimas falhas de pele na lombada; o miolo encontra-se preservado, sendo que, duas páginas apresentam restauro, e outras, alguns escritos e sublinhados; assinatura de posse no rosto.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário