31 maio, 2011

GONÇALVES, António Manuel - CREOULA. NAVIO DE TREINO DE MAR : SAIL TRAINING SHIP. Textos e Fotografias António Gonçalves. Tradução Doutor Victor Lobo. [S.l.], Nautica, 2003. In-fólio (31 cm) de [122] p. ; todo il. ; B.
1.ª edição.
Antigo navio bacalhoeiro, "o "Creoula" é um lugre de quatro mastros, actualmente NTM (Navio de Treino de Mar) ao serviço da Marinha Portuguesa. Construído no início de 1937 nos estaleiros da CUF para a Parceria Geral das Pescarias, o navio foi lançado à água no dia 10 de Maio e efectuou ainda nesse ano a sua primeira campanha de pesca. Um número a reter é o facto de o navio ter sido construído no tempo recorde de 62 dias úteis. O navio largava de Lisboa em Abril após a benção e seguia para os bancos da Terra Nova, Nova Escócia a St. Pierre onde pescava se as condições o permitissem, até fins de Maio. Dirigia se então à Nova Escócia (North Sidney) ou à Terra Nova (St. John's) onde reabastecia de isco fresco, mantimentos, combustível e aguada; seguindo para a Gronelândia, onde chegava em meados de Junho, recomeçava a pesca no estreito de Davis (costa oeste), até aos 68° de latitude Norte. Se não terminasse o carregamento até princípios de Setembro, data tradicionalmente estabelecida como limite para a pesca com dóris nessas paragens, regressava aos bancos da Terra Nova, onde voltaria a tentar a sua sorte até meados de Outubro. Regressava então a Portugal onde tinha a sua base nas instalações dos armadores na Azinheira Velha (no rio Coina, Barreiro)."
(Fonte: www.marinha.pt)
Belíssima edição, de grande esmero e apuro gráfico, profusamente ilustrada com fotos do grande veleiro e do seu dia-a-dia, as viagens, os portos visitados, etc.
Excelente exemplar, como novo.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário