03 maio, 2011

ESQUÍVEL, Ana - AÇORES. Paisagem sem Mácula. Apresentação e escolha de textos de David Mourão-Ferreira e Jorge Forjaz. Lisboa, GIACICA, 1989. In-fólio (31cm) de [214] p. ; mto il. ; E.
1.ª edição.
Encadernação editorial em tela negra, com título e autor em baixo-relevo e sobrecapa policromada.

Acompanham as magnificas fotografias tiradas pela autora, pequenos trechos recolhidos de obras de Augusto Cabrita, Cecília Meireles, Natália Correia, Vitorino Nemésio, Vasco Pereira da Costa, Almeida Firmino, Francisco Afonso de Chaves e Mello, Antero de Quental, entre outros.
"A autora capta, de forma fascinante, o mar e a terra, os costumes, o quotidiano, a essência das gentes dos Açores."

"Levo comigo o mar e os ribeiros; os campos cultivados e as extensões agrestes, os montes tão delicados e as lagoas com seus contornos de silêncio;  palmas,  flores, frutos, o rumor e o cheiro acre das pequenas crateras fervilhantes, o gosto das águas e a cor do céu.
Levo as velhas igrejas, os oscilantes barcos, os santos e os anjos, os palácios com seus brasões, o casario colorido e as humildes casas ao longo dos velhos caminhos com suas intermináveis pedras.
Levo imensas coisas vivas e ternas: o perfil dos bois, os olhos das crianças, as caras dos namorados, as mãos de todos os que vi trabalharem nas terras..." (Cecília Meireles).

Encadernação editorial com sobrecapa poicromada.
Invulgar.
Bom exemplar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário