25 maio, 2011

ALMEIDA, Fialho d' - CONTOS. Porto : Braga, Livraria Internacional de Ernesto Chardron, 1881. In-8º de 380, [2] p. ; E.
1ª edição.
Primeiro, e um dos mais estimados livros do grande prosador, que foi Fialho de Almeida. Contém dedicatória impressa a Camilo Castelo Branco.
José Valentim Fialho de Almeida (1857-1911), foi um médico e escritor português. Formou-se em medicina, mas nunca exerceu, preferindo a boémia da noite lisboeta. Dedicou-se à literatura e ao jornalismo até 1893, data em que deixou Lisboa para regressar à sua terra natal - Vila de Frades. O seu estilo literário foi irregular, pautado pelo Naturalismo, procurando as sensações fortes da "vida real". Os seus temas foram principalmente a cidade e o campo. "Fialho de Almeida ficou conhecido como um escritor bilioso e colérico, carregado de ressentimentos para com a vida. Mas foram precisamente essas privações e esse sentimento de revolta que lhe emprestaram os materiais para os seus contos. Neles são recriadas atmosferas sombrias, pejadas de doenças, de alcoolismo, de violência, de prostituição e de miséria."
Encadernação de época em meia de pele com ferros a ouro na lombada; sólida, apresenta no entanto sinais de manuseio. Sem capas de brochura.
Bom exemplar.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário