29 maio, 2011

CRONICA DO CONDESTABRE DE PORTUGAL. Lisboa, Ministério da Educação Nacional, MCMLXIX (1969). In-fólio (30cm) de LXVI, [11] p. ; B.
1.ª edição fac-símile.
Edição Comemorativa da Inauguração das Novas Instalações da Biblioteca Nacional de Lisboa.
"Reprodução nas dimensões do original do reservado N.º 26-A da Biblioteca Nacional de Lisboa. A capa respeita a encadernação do original, com arranjo da lombada".
"Crónica composta por autor anónimo após a morte do Condestável de D. João I, Nuno Álvares Pereira, em 1431. A versão mais antiga atualmente conservada é a de uma impressão realizada em Lisboa, em 1526. Este registo biográfico ocupa um lugar excecional na historiografia portuguesa, enquanto composição de uma das primeiras crónicas particulares senhoriais, oferecendo uma imagem do Condestável como modelo edificante de herói cavaleiresco. A narração, quase testemunhal, dá voz às ações e à trama histórica, reduzindo ao mínimo o comentário do alcance político da narração e a evocação de elementos da vida privada do biografado, concentrando-se no panegírico de um herói que se distinguiu pela atividade militar. Esta crónica servirá de fonte principal a Fernão Lopes para a redação da Crónica de D. Fernando e da Crónica de D. João I."
(infopedia.pt)
Bom exemplar. A assinalar, ligeiras marcas de bicho na capa que atingem apenas o revestimento da capa.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário