14 fevereiro, 2024

TURLEY, David -
HISTÓRIA DA ESCRAVATURA. Tradução de: Maria Augusta Júdice. Lisboa, Teorema, 2002. In-8.º (23,5x16,5 cm) de 251, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da escravatura global, "indispensável para compreender um fenómeno que desempenhou um papel fundamental na história".
Ilustrado com dois mapas em página inteira:
- Mapa 1: O comércio de escravos do Atlântico, regiões de exportação de escravos e vias marítimas;
- Mapa 2: Abolição do comércio de escravos e emancipação dos escravos.
"Esta obra faz uma análise multicultural do fenómeno da escravatura, reunindo materiais das muitas regiões e períodos historicamente muito separados no tempo em que a escravatura existiu e se desenvolveu - Grécia e Roma antigas, a Europa da Idade Média, as sociedades muçulmanas do Médio Oriente e da África, a África subsaariana, e as Américas. Com uma perspectiva geográfica e cronológica tão vasta, esta História da Escravatura, levará historiadores e sociólogos a estabelecerem novas novas ligações e a analisarem os problemas a uma nova luz.
Turley estuda três temas-chaves na história da escravatura: a importância económica e social da escravatura nas várias sociedades, a forma como os escravos e os seus donos sentiam a escravatura e os meios através das quais a escravatura se mantinha e reproduzia nas diferentes sociedades. A partir daqui e reconhecida a diversidade histórica da escravatura, Turley desenvolve dois modelos de sociedade: aquele em que a escravatura era primariamente uma instituição doméstica (sociedades com escravos) e aquele em que ela era o modelo de produção de que o grupo dominante dependia para manter a sua posição (sociedades esclavagistas). É aqui, com o é óbvio, também analisado o papel da raça e das diferentes étnicas e religiosas no funcionamento das sociedades esclavagistas."
(Sinopse)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
Com interesse histórico.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário