29 fevereiro, 2024

FORTES, José -
BALINEUM LUSO-ROMANO DE S. VICENTE DO PINHEIRO (Penafiel).
Por... Archeologia Portugueza II. Porto, Typographia Central, 1902. In-8.º (22,5x15 cm) de 56 p. ; [1] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo arqueológico sobre o Balneário romano das Termas de S. Vicente, Penafiel.
Monografia ilustrada no texto com desenhos e fotogravuras, e no final do livro, em separado, uma planta desdobrável de generosas dimensões do Balineum.
"O balneário romano de São Vicente do Pinheiro localiza-se na Av. Central das Termas e está integrado no recinto das atuais Termas de São Vicente, em Penafiel, sendo que a sua implantação neste local possibilitou o aproveitamento das águas medicinais carbonatadas e sódicas existentes. O sítio foi identificado no início do séc. XX, no decorrer de obras com o objetivo de captar e utilizar as águas medicinais, tendo sido escavado e estudado por José Fortes, em 1902. Estes trabalhos permitiram caracterizar o equipamento de banhos, que era composto por um edifício único, com cerca de 250 m2, dividido em onze compartimentos."
(Fonte: https://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios&subsid=50954)
Exemplar valorizado pela dedicatória manuscrita do autor "Ao illustre pregador regio, erudito archeologo e bom amigo".
"Era notorio ha muitos annos que na freguezia penafidelense de S. Vicente do Pinheiro existia uma nascente abundantissima de aguas sulphurosas, borbulhando no Lameiros dos Lodos (pertença do logar da Varzea), a cêrca de cem metros para oeste da ponte das Cabras, em que a estrada de Cette a Sobrado e Castello de Paiva salva uma ribeirasita anonyma que por ali discorre em madria estreita.
Ha poucos mezes, porém, houve que assentar-se uma tubagem de grês para drenar as aguas soltas do Lameiro no intuito de iniciar os trabalhos de captagem e aproveitamento da nascente. Topou-se então com parede de manifesta apparencia antiquada; e, passando a desembaraçar de entulhos a velharia que o acaso assim expunha á luz, pôde em alguns dias averiguar-se que se haviam exhumado as substrucções e trechos importantes de um balineum luso-romano."
(Excerto do Cap. I - Invenção e localisação do Balineum)
Índice:
I - Preliminares: Invenção e localisação do Balineum - Conspecto architectonico - Valor ethnographico - Auctoria ou interferencia technica do romano - Natureza do estabelecimento - A região e os vestigios de povoados circumstantes - Material do desentulho; o pedral. II - Descriptivo: Orientação e linhas geraes do balneario; secções e subdivisões. III - Descriptivo (continuação). IV - Reconstituição funccional. Elementos subsidiarios de interpretação. V - Reconstituição funccional (continuação). VI - Questões complementares - Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico.
30€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário