28 fevereiro, 2024

NEMÉSIO, Vitorino -
VARANDA DE PILATOS : romance
. Paris-Lisboa, Livrarias Aillaud e Bertrand, [1927]. In-8.º (18,5x12 cm) de 253, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Romance de estreia do autor nas lides literárias. Terminado em 1926 e dedicado a sua mulher, Gabriela Monjardino Gomes (com quem casara nesse ano), viria a ser dado aos prelos no ano seguinte, em 1927. Antes havia publicado uma colectânea de contos - Paço do Milhafre (1924) - e uma conferência sobre o grande prosador de S. Miguel de Seide intitulada Camilo (1925).
"Varanda de Pilatos teve alguns títulos provisórios como por exemplo O Meu Nome é Venâncio, O Curioso Adolescente ou ainda Um Rapaz Que Era Assim. É um romance claramente de aprendizagem e autobiográfico, narrado na primeira pessoa, o que não foi do particular agrado para a crítica dominante à época."
(Fonte: Wook)
"Quando minha mãe me acordou, o dia despontava. Uma luz côr de anil, desta que não força o casulo negro da noite mas subtilmente se escoa pelos fiapos das nuvens, tingia a clarabóia do meu quarto, a qual, de vidro fôsco, parecia subir ao céu como um caixão de menino.
- Anda, Venâncio! - disse minha mãe, ao sacudir-me. - Não durmas, que o Trigueiro ficou de vir às seis em ponto.
Era o dono do carro que nos levaria à Cidade, para onde eu ia estudar. E, à voz de minha mãe, mais suave que nunca naquele dia, comecei por erguer a vira do lençol, dispondo-me a saltar. Mas o sono, a teimosia dos galos corneteiros e a mágoa de me ir, detiveram-me; virei-me caramunhando na cama até que meu pai se acercou:
- Mexe-te, homem de Deus!; mexe-te, que são horas!"
(Excerto do Cap. I - O  carro do Trigueiro e as circunstâncias dêle)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com pequenos rasgões e uma ou outra falha de papel marginal. Lombada apresenta falha de papel.
Vitorino Nemésio (1901-1978). "Nasceu em 1901, na Ilha Terceira, Açores. Frequentou o liceu em Angra e na Horta (Ilha do Faial), onde concluiu o 5.º ano. Em 1919, iniciou o serviço militar como voluntário, o que lhe proporcionou a primeira viagem ao Continente. Em Coimbra, terminou o liceu e frequentou a Universidade, primeiro como aluno de Direito, depois de Letras. Optando definitivamente pelo curso de Filologia Românica, viria a obter a sua licenciatura em 1931 em Lisboa, dando início ao mesmo tempo a uma distinta carreira académica na Faculdade de Letras. Como professor, o seu percurso levou-o ainda a leccionar em Montpellier, em Bruxelas e em várias universidades no Brasil. Poeta, ficcionista, crítico, biógrafo e investigador literário, Vitorino Nemésio é autor de uma obra equiparável, nas palavras de David Mourão-Ferreira, a “um arquipélago”. Fundador e director da Revista de Portugal (1937-1941), uma publicação literária importante no panorama português do século XX, Nemésio colaborou também de forma intensa em revistas literárias, em jornais, na rádio e na televisão. Ficou célebre, e presente até hoje na memória dos portugueses mais velhos - a sua colaboração na RTP com o programa «Se bem me lembro», no início dos anos setenta. O livro Mau Tempo na Canal foi publicado em 1944 e é considerado um marco na história do romance português do século XX."
(Fonte: cvc.instituto-camoes.pt)
Invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário