23 fevereiro, 2024

SARAIVA, José Hermano -
HISTÓRIA DE PORTUGAL. 7.ª edição. B-H. Mem Martins, Publicações Europa-América, 2004. In-4.º (23,5x16,5 cm) de 593, [3] p. ; [8] p. il. ; il. ; [3] f. desdob. ; B. Colecção «Biblioteca da História» - N.º 9
Na capa: Marquês de Pombal (quadro de autor desconhecido do século XVIII).
História de Portugal pelo Dr. Hermano Saraiva, obra multiplamente reeditada ao longo dos anos, sendo esta uma das mais apreciadas Histórias da história pátria.
"A presente obra é uma abordagem aprofundada e objectiva da História de Portugal. Com uma linguagem clara e acessível, José Hermano Saraiva apresenta neste trabalho um testemunho apaixonante da nossa memória colectiva. Abrangendo um longuíssimo período de tempo, desde os remotos horizontes da Pré-História, passando pelo período das Descobertas, até às mais importantes questões da actualidade, este livro passa em revista os acontecimentos que mais influenciaram Portugal. É uma viagem de milhares de anos em que o autor sugere itinerários e conduz o leitor numa visita guiada pelos episódios mais marcantes da nossa História. Um relato vivo e sugestivo, que nos transporta para outras eras e nos faz conviver com personalidades fascinantes, como D. João II ou o Marquês de Pombal. Indispensável para todos aqueles que se interessam pelo passado para melhor compreenderem o presente."
(Fonte: Wook)
Livro ilustrado no texto com reprodução a p.b. de desenhos, quadros, gravuras e fotografias e em separado, a cores, com 8 páginas impressas sobre papel couché. Inclui no final 3 desdobráveis correspondendo a três dinastias da monarquia portuguesa: Borgonha (ou Afonsina), Avis e Bragança, estando incluída a Dinastia Filipina no final do segundo desdobrável (Segunda Dinastia).
José Hermano Baptista Saraiva GCIH • GCIP • ComNSC (Leiria, 1919 - Palmela, 2012). "Foi um advogado, divulgador histórico, professor liceal, político, diplomata e comunicador televisivo português. Ocupou o cargo de Ministro da Educação entre 1968 e 1970, num período conturbado da vida política nacional. É descrito frequentemente como o "Príncipe dos Comunicadores" pelo seu trabalho em prol da história, da cultura, da literatura e da televisão, de acordo com a homenagem póstuma prestada na Assembleia da República Portuguesa."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário