15 fevereiro, 2024

GUERRA, A. A. -
QUATRO ANNOS ENTRE OS FRADES.
Entre dois fanatismos. (Memorias ligeiras do convento). Nazareth, [Edição do Auctor], Composto e impresso na Typographia Freire, 1911. In-8.º (22x14 cm) de [8], 68, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Memórias do autor relativas à sua passagem pelo colégio franciscano de S. Bernardino, anexo ao convento do mesmo nome em Atouguia da Baleia, Peniche, e por fim, no último de quatro anos, em Montariol, Galiza - Espanha, "internamento" decidido por seus pais que muito o contrariou, e que o autor resume em poucas palavras: "entregue pelo fanatismo d'um pae ao fanatismo d'uma comunidade".
Obra de forte pendor anticlerical, publicada na Nazaré, pouco tempo após a instauração da República. Com indubitável interesse para o conhecimento do viver juvenil em colégios do género na época.
Com dedicatória (impressa) ao "Eminente tribuno e illustre ministro da Justiça sr. Dr. Affonso Costa."
"A ninguem melhor do que V. Ex.ª poderia ser dedicado um livro d'esta natureza [...] porque o assumpto de que trata tem uma certa ligação com acontecimentos de que V. Ex.ª foi o principal protagonista. Refiro-me ao acto nobre e patriotico que honra sobremaneira V. Ex.ª, de pôr em debandada esse bando negro de abutres, ramifivado em frades e jesuitas, que tinha por missão nefanda embrutecer os espiritos, abusando de consciencias simples e inocentes, e por aspiração unica uma futura prepotencia espiritual que lhe collocasse nas mãos os cofres das victimas, depois de asselvajadas pela uncção hypocrita das suas praticas religiosas."
(Excerto de Dedicatoria-Prefacio)
"Era em 1898. Eu tinha 10 annos de edade.
Habilitado para o exame d'instrucção primaria, estava prestes a fazel-o, quando um incidente por que eu certamente não esperava m'o veio addiar para tempo indeterminado.
O incidente deu-se da seguinte forma: Eu tinha notado que meu pae trocava, havia já tempo, uma especie de correspondencia mysteriosa com um ser qualquer, visto que elle ia levar as cartas ao correio e a mim me mandava procurar as respostas, missão para que julgava não serem necessarias precauções, porque eu não teria o atrevimento de lhe apresentar as cartas já sciente do seu conteúdo.
Eu andava dominado d'uma intensa curiosidade por saber do que se tratava, mas não encontrava meio de satisfazel-a. Reflectindo um dia que minha mãe poderia estar a par do que acon tecia, fui ter com ella e sem hesitações nem rodeios pedi-lhe me desvendasse o  mysterio.
- Isso são negocios de teu pae com que nada tenho e portanto não sei do que se trata.
Mas o sorriso com que ella acompanhou estas palavras era um desmentido formal á sua pretendida ignorancia, e eu continuei a instar, a ver se apurava alguma coisa.
- Olha, não tenho tempo de te aturar! foi a resposta que me deu... [...]
Os echos das lides campestre rumorejavam na sua monotonia fastienta pelas campinas recem-trabalhadas dos labores de fim de verão. [...]
Pois foi n'um d'esses dias que eu deixei o ninho meu paterno para encetar uma vida de peripecias que se poderiam muito bem romancear. Não tenho, porem, esse intuito. São isto apenas memorias singelas e despretenciosas, e os factos que apresento são verdadeiros, podendo eu autentical-os com testemunhos de companheiros meus, cujo paradeiro não ignoro."
(Excerto de I - Para o convento)
Indice:
Dedicatoria-Prefacio | I - Para o convento. II - Primeiros dias de collegio. III - Tentativas de fuga. IV - Novos horisontes. V - Humildade ou humilhação? VI - Educação scientifica. VII - Educação religiosa. VIII - Disciplina. IX - O decreto de 1901. X - Derradeira tentativa.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário