24 fevereiro, 2024

FORD, Henry -
HOJE E AMANHÃ.
[Por]... de colaboração com Samuel Crowther. Tradução de Monteiro Lobato. S. Paulo, Companhia Editora Nacional, 1927. In-8.º (18,5x12,5 cm) de 338, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Primeira edição brasileira do segundo livro de Henry Ford, fundador e proprietário da Ford Motor Company, fabricante de automóveis americana sediada em Dearborn, Michigan, num subúrbio de Detroit. Obra interessante, trata-se de uma espécie de manifesto/ideário do pensamento do empresário, conduta e visão sobre o capitalismo industrial.
Obra não publicada em Portugal, sem registo na base de dados da Biblioteca Nacional.
"Henry Ford em seu livro Hoje e Amanhã (1927) reflete as fontes clássicas do racionalismo, que desaguou no liberalismo inglês do começo do século XVIII, onde tudo era possível de ser medido, calculado e mecanizado, mesmo que Ford o faça em linguagem simples e sem citar fontes.
Para Ford, o mundo era dividido entre pioneiros e rotineiros, sendo que o avanço do mundo depende das ideias e realizações dos primeiros. Dessa forma, as grandes indústrias de hoje, nasceram de ideias originárias de pioneiros de ontem. Entretanto, Ford vai além, ao afirmar que o pioneiro não deve ser um financista, o qual faz finança pela finança, visto que a finança deveria servir a indústria, para se integrar no aparelho útil da humanidade. Pelos critérios de Ford, dinheiro só é vivo quando empregado no negócio, e o negócio é a ciência para a qual todas as outras contribuem."
(Fonte: https://renoschmidt.wordpress.com/2018/04/08/resenha-do-livro-hoje-e-amanha-de-henry-ford/)
"O magnfico acolhimento que o nosso publico dispensou ao primeiro livro de Henry Ford, Minha vida e minha obra, permittindo duas edições de dez milheiros cada uma, anima-nos a dar o seu segundo livro, a que podemos chamar a verdadeira biblia da Efficiencia. Livro creador, do qual ninguem sae como entra - pois lava-nos das ideas falsas e dá-nos a comprehensão nitida de que os maiores milagres da industria não passam de bom senso e intelligencia no trabalho."
(Excerto do preâmbulo - Duas palavras)
Henry Ford (1863-1947). "Empreendedor americano, fundou a Ford Motor Company e foi o primeiro a aplicar a montagem em série de forma a produzir automóveis em massa em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolífico, tendo registado 161 patentes nos Estados Unidos. Como único dono da Ford, tornou-se um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo."
(Fonte: https://www.portaldalideranca.pt/lideres/137-listagem/2517-henri-ford)
Exemplar brochado razoável estado de conservação. Capas algo sujas. Rasgão (sem perda de suporte) visível na capa e nas primeiras páginas do livro, ocasionado, talvez, por forte pancada.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário