08 setembro, 2019

VILELA, António Lôbo - DO SENTIDO CÓMICO E TRÁGICO DA VIDA. Prefácio de António Sérgio. Lisboa, [s.n.], 1956. In-8.º (19,5 cm) de 107, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Colectânea de escritos, nas palavras de António Sérgio, composta por duas partes principais: "uma que examina as expressões do cómico, outra sobre a índole do sentimento trágico".
Livro muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Entre os meios de expressão de sentimentos, o mais variado, o mais complexo e subtil é o riso, porque traduz, numa linguagem universal, o que há de mais singular no coração humano: os seus mistérios insondáveis. Tudo o que faz vibrar as cordas da emoção, desde o alvorecer de uma esperança ao carpir de uma saudade, do devaneio amoroso ao assomo de rancor, da alegria comunicativa à indignação reprimida, da surpresa agradável ao equívoco imprevisto, e até às supremas angústias quando as lágrimas decam nos olhos áridos e a loucura envolve a razão nas suas asas quiméricas - tudo isto se traduz em riso, límpido ou sombrio, doce ou amargo, franco ou dissimulado, ruidoso ou discreto."
(Excerto de Eloquência do riso)
Índice:
Prefácio. | Eloquência do riso. | Carácter social do riso. | O cómico e o ridículo. | Sentido cómico da Vida. | Sentido trágico da Vida. | A angústia do Tempo. | Mitos.
António Eduardo Lobo Vilela (Vila Viçosa, 1902 - Lisboa, 1966). "Foi um engenheiro geógrafo, professor licenciado em Matemática, Ciências Pedagógicas e espírita português. A sua actividade mais intensa exerceu-a como político, ensaísta, panfletário e escritor, tendo publicado uma vasta obra literária e científica."
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em estado de conservação. Capas com manchas de oxidação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário