14 setembro, 2019

SIMÕES, Armando - A GUITARRA. [Bosquejo histórico]. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso na Tipografia Eborauto, Lda., Évora], 1974. In-8.º (21,5 cm) de 251, [5] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo histórico sobre a guitarra portuguesa, desde os primórdios até aos nossos dias.
Ilustrado com 14 estampas em página inteira.
"Em todos os povos, o instrumento basilar da mais autêntica interpretação folclórica foi sempre uma guitarra, ainda que, por vezes, desbancada pela maior sonoridade de outros instrumentos. [...]
É portanto intuitivo que se considere a guitarra intimamente unida à músicatal como o idioma, embora os seus vocábulos sejam de compreensão internacional, consolidada as fronteiras do espírito, sendo mesmo de notar a sua influência também na própria música erudita desde que os clássicos românticos do começo do Séc. XIX cultivaram os lieder nacionalistas.
Ainda que a guitarra portuguesa apenas se tenha individualizado séculos após a fundação da nacionalidade, nem por isso aquela circunstância deixou de se manter, visto que os portugueses sempre usaram de guitarras para acompanhar as suas danças e cantares, quer os instrumentos fossem violas, cítaras, alaúdes ou cistros que, por natural evolução, constante em todos os países, se transformaram nos instrumentos nacionais de hoje.
Para a nossa guitarra, a formação completa-se no último quartel do século XVIII, com todos os seus recursos musicais patenteados e, como fiel intérprete da índole popular, enraizada na alma nacional.
No entanto, poucos portugueses lhe conhecem a origem; pouquíssimos sabem da evolução que percorreu para chegar, como é, aos nossos dias e, mesmo em geral, os musicólogos não procuraram desvendar-lhe os recursos musicais que alberga e lhe permite a interpretação a solo do conjunto da melodia e harmonia de qualquer música, em especial a romântica, desde a mais apurada e clássica à mais singela rústica.
Isto assinala o quanto os estudos históricos e técnicos acerca da guitarra ainda podem influir no conhecimento integral da música portuguesa."
(Excerto da Introdução)
Índice: O autor. | Prefácio. | Introdução. | I Parte: A Génese. - A designação; - A ancestralidade; - A índole; - A morfologia; - Os guitarreiros. II Parte: O Instrumento. - O encordoado; - A didáctica; - A adaptação; - O fado; - Os guitarristas. | Por fim. | Bibliografia. | Índice.
Armando da Conceição Simões (1894-1975). Guitarrista. "Nasceu em Lisboa a 8 de Maio de 1894. Faleceu em Coimbra a 6 de Agosto de 1975. Tirou o curso de Regentes Agrícolas em Coimbra no ano de 1913, escola de onde lhe veio o gosto e prática da guitarra. Licenciou-se depois em Lisboa, no curso de Medicina Veterinária em 1918, ano em que termina também o curso de Artilharia de Campanha, na Escola de Guerra. Teve muita actividade académica na Associação Académica de Lisboa, fazendo parte da organização de muitos Saraus académicos. Aproxima-se do jornalismo, através duma secção semanal no jornal “Notícias de Vila Nova de Ceira”. Colaborou em várias publicações periódicas e ainda no “Diário de Coimbra”, de que foi Director."
(Fonte: http://guitarradecoimbra4.blogspot.com/2014/05/armando-simoes-lucena-sampaio-e-jorge.html)
Exemplar em brochura bem conservado.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário