18 setembro, 2019

DISCURSO SOBRE OS ACONTECIMENTOS DO DIA 30 DE MAIO DE 1823. Lisboa, Na Typographia de J. F. M. de Campos, 1823. In-8.º (21 cm) de 8 p.
1.ª edição.

Inflamado opúsculo anónimo de forte pendor absolutista, anti-liberal e maçónico, publicado na sequência da “Vila-Francada”, golpe de Estado ocorrido entre 27 de Maio e 3 de Junho de 1823, e que pôs fim à primeira experiência liberal em Portugal.
“Graças, Portuguezes, à benéfica providencia, com que o Altissimo nos singulariza e protege! […] A infame vergonhosa e desgraçada escravidão, a que hum bando de egoístas miseráveis, tão ignorantes como malvados e atrevidos tinha reduzido esta ínclita nação, fingindo querer regenera-la […] essa infame escravidão ou Rebellião Maçonica, de que resultou a separação do Brasil […] quando ella se preparava para reproduzir no meio de nós os últimos horrores da Revolução de França e nos tinha conduzido á borda do precipício, expirou e desappareceo, como e quando menos se esperava. […] Cessou, expirou esse tyrannico Imperio da impostura liberal, que por 3 annos tem flagellado a nossa desgraçada Nação com huma impudência e iniquidade apenas própria de Cannibais! Está patente que essa liberdade, e igualdade que nos promettião, he mil vezes mais insuportável do que esse monstruoso despotismo, que eles fingião e se gloriavão de vir destruir. […] Consolai-vos, Portugueses honrados, estaes livres do jugo desse bando de impostores Liberaes. Voltareis cedo á fruição de vossos Empregos e Bens, e não sereis mais excluidos d’elles, ou inhibidos de fazer fortuna, só pelo motivo de não terdes o vosso nome escripto na matricula de alguma Loja de Pedreiros Livres…”
(Excerto do texto)
Exemplar desencadernado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário