15 setembro, 2019

CUNHA, D. Correia da - A "MALTA". Reportagens da vida académica de Coimbra. Coimbra, Livraria Gonçalves - Depositária, 1933. In-8.º (16,5 cm) de XVII, [1], 95, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso livro de memórias dos tempos de estudante do autor em Coimbra.
"Quem pisar pela primeira vez algumas ruas de Coimbra, principalmente de noite ou a certas horas do dia, sente pairar sôbre o seu espírito, suavemente, saüdosamente, um mistério «qualquer», que vem já de séculos envolvendo esta adorável vila académica.
Na Via Latina, nos Gerais, no Pátio da Universidade e tantos outros recantos: - quantas gerações de estudantes têm desfilado, vagarosamente, melancòlicamente, saüdosamente - capa solta ao vento, cravada de rasgões, suspensa duns ombros esguios; a batina, num desleixo adorável, toda rôta, os cotovêlos furados, com o fôrro à vista, as bandas de sêda desfiadas e vélhas?!... Quantas, meu Deus?!...
Porisso, quem entrar no Pátio da Universidade de Coimbra, que medite apenas um momento nas gerações sem fim que por ali têm passado, ano após ano, numa sequência que parece totalmente impossível. E pensando na vida, no que Ela tem de eterno (?), há-de sentir bater o coração, desusadamente. Que nós, que somos hoje, sentimos alguma cousa dos que foram ontem..."
(Excerto de À laia de Prefácio)
Matérias:
À laia de Prefácio. | - Conhecer Coimbra! - O "Penedo da Saudade" - "Paços da República dos Grilos" - O "Terror dos Caloiros" ou o Leão das Troupes" - | Na cidade das serenatas - O amor do estudante - O desabrochar da mocidade portuguesa - As mulheres de Coimbra e Camilo - O futuro Hotel-Casino-Internacional - Quatro horas da madrugada... | - O formigueiro das capas negras... - Á saída das aulas - A "Algazarra"... - As "Repúblicas" - As escadas do liceu - Abraços - O Páteo da Universidade - O velho de oitenta anos - Ferro em bruto - A Porta de Minerva - O "segrêdo" | - Eça de Queirós estudante em Coimbra... por onde se prova que esta cidade é sempre nova - As "Pimentas" da hospedaria - A Taberna das "Camêlas" - "A Teresa dos quinze" - Afectos por dezoito tostões | - "O templo onde se veneram os «cães» da nobre academia"... - Dois clichés históricos da tomada da "Bastilha" - "Os «soviets» da matemática"... - O Doutor Fernandes Martins estuda o ataque... | A cidade nua | - As ceias académicas | Uma greve (esta cena passou-se em Fevereiro de 1932) | Roubaram o badalo da "cabra"!... | - As mulheres de Coimbra - O Bairro Latino - Tricanas - Gil Vicente - Augusto Gil - As solteironas - A política - Um "carrascão" - Etc.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas oxidadas. Assinatura de posse na f. anterrosto.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário