05 setembro, 2019

PORTUGAL, João da Cunha Neves e Carvalho - MEMORIA ÁCERCA DO CONVENIO, OU PACTO SUCCESSORIO, CELEBRADO ENTRE O CONDE D. HENRIQUE, E SEU PRIMO, O CONDE D. REIMÃO, SOBRE OS ESTADOS DE SEU SOGRO COMMUM, O IMPERADOR D. AFFONSO SEXTO. Por... Socio da Academia Real das Sciencias. Lisboa, Na Typographia da mesma Academia, 1844. In-fólio (31,5x22 cm) de [2], 24 p.
1.ª edição.
Estudo histórico com interesse para a fundação da nacionalidade. Reproduz o pacto firmado entre os dois primos - D. Henrique (pai de D. Afonso Henriques) e D. Raimundo - para a partilha do território após a morte do sogro de ambos, D. Afonso VI de Leão e Castela (1043-1109).
"Este notavel acontecimento, Senhores, pareceo tão insolito, e extraordinario a alguns Auctores nacionaes, e estrangeiros, que, desesperando dar-lhe explicação, negárão-lhe a existencia. He esta a mais curta das soluções scientificas; mas he igualmente o mais funesto, e atrazor resultado do scepticismo ignavo, e orgulhoso. Eu preferiria dos dois extremos, antes a creduliade historica, pia, e benevola, do que o dogmatismo desdenhoso, que engeita tudo, o que não comprehende: aquella, ao menos, dilata a esphera á imaginação, e dá hum certo prazer á alma, que naturalmente se deleita com a contemplação de successos fóra do commum, com a apparição de phenomenos raros; este, pelo contrario, encurta, e amesquinha o exercicio da intelligencia; tudo o que he fóra do vulgar, ou regeita, ou dá de suspeito; e apagando a ambição nobre do exame, e discussão, córta o caminho unico, seguro, de chegar á verdade, á evidencia. [...]
Trasladado em vulgar, diz assim «Ao muito pio, e veneravel Hugo, abbade de Cluni, e a toda a Congregação do bemaventurado S. Pedro, que lhe está sugeita, o conde Raimundo, seu filho, e o conde Henrique, seu familiar, envião muito saudar. Sabei charissimo Padre, que depois de havermos visto, e tratado o Legado, que nos enviaste, assentámos, pelo amor de Deos, e do Apostolo S. Pedro, não menos que em reverencia á vossa alta dignidade, depositar nas mãos do veneravel Dalmacio Gevet, o seguinte nosso concerto: = Em nome do Padre, do Filho, e do Espirito Santo. Em penhor de inteiro amor, e concordia, que nos une, accordamos, e promettemos, com juramento, hum ao outro, nós ditos condes, Raimundo e Henrique, o seguinte: Pela minha parte, eu o conde Henrique prometto lealmente, e asseguro, sem sombra de dissimulação, e falsidade, ao conde D. Raimundo todo o auxilio, e assistencia, que em mim couber, para a incolumidade da sua pessoa, para sua liberdade inteira, com perfeita, e constante amisade, pondo-me em campo, se necessario for, para este effeito, o que juro. Juro igualmente, que depois do fallecimento del-rei D. Affonso, nosso sogro, defenderei, contra todos, homem, ou mulher, toda esta Terra de sua herança, afim de que elle dito conde D. Raimundo, a possua, e adquira, como seu particular senhor. Da mesma sorte juro, que se acaso me tocar haver ás mãos, primeiro que elle, o thesouro existente dentro da cidade de Toledo, lhe entregarei duas partes, e só para mim reservarei a terceira. Amen."
(Excerto do texto)
Exemplar desencadernado, por aparar, com margens generosas, em bom estado de conservação. Apresenta picos de acidez ao longo do livro, sobretudo junto ao corte das folhas.
Raro.
Com interesse histórico.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário