11 setembro, 2019

VERDI, Giuseppe - LA TRAVIATA. 1853 Libreto de Francesco Maria Piave. Violetta Valéry: Maria Callas; Alfredo Germont: Francesco Albanese, etc. Maestro Gabriele Santini. Orchestra Sinfonica di Torino della RAI. Gravação realizada no Auditório da RAI em Turim em 1953. [S.l.], Diverdi S.L., 2006. In-4.º (25,5x15 cm) de 84 p. ; il. ; E. + 2 CDs. Colecção Os Clássicos da Ópera : 400 Anos, 1
Bonito livro publicado por ocasião das comemorações dos 400 Anos da Ópera. Contém um resumo histórico deste género artístico teatral, bem como uma explicação biográfica sobre Verdi e as suas principais composições, com especial relevo para La Traviata, uma das suas obras mais conhecidas, e aqui reproduzida integralmente em 2 compact disc que acompanham o livro.
Belissimamente ilustrado a cores no interior, em várias páginas por inteiro.
"La Traviata faz parte, juntamente com Rigoletto e Il Trovatore, da chamada "trilogia popular" de Giuseppe Verdi. Uma das chaves mais importante para entender a poética verdiana gira precisamente em torno desta palavra popular. Um termo depreciativo para alguns, limitativo para outros; para Verdi, ao invés, significava uma espécie de ideário estético e ético que o músico deve sempre reivindicar com orgulho. Toda a sua obra, incluindo evidentemente a Traviata, se desenvolve em torno deste conceito. Popular é, em primeiro lugar, um sinónimo de universal. Uma coisa capaz de chegar a qualquer gosto, e não apenas aos mais exigentes, um alimento que toda a gente possa provar e saborear. Popular implica também uma ideia de essencialidade. O crivo do tempo retirou-lhe todos os vestígios de artificialidade, poliu os seus excessos e depurou o seu conteúdo mais vital."
(Excerto de Ensaio Traviata: o privilégio do sentimento)
Encadernação cartonada do editor.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário