13 setembro, 2019

TEIXEIRA, José da Silva - METHODO PRATICO DE VOLAPÜK. Por... Porto, Livraria Gutenberg de Antonio José da Silva Teixeira, 1886. In-4.º (23 cm) de V, [1], 57, [1] p. ; B.
1.ª edição.
"Língua artificial que o seu autor, o alemão J. Martin Schleyer (1839-1913), pretendia universalizar, e que se compunha de dezoito consoantes e oito vogais, com correspondência exata entre a pronúncia e a escrita."
(Fonte: infopédia)
Publicação pioneira entre nós. Manual de divulgação do volapük, língua universal precursora do «esperanto».
"Volapük, de vol, mundo, e pük, lingua, é uma lingua commercial universal, inventada pelo snr. Johann Martin de Schleyer, de Constança, Alemanha.
O snr. Schleyer estudou theologia catholica, philosophia, historia, alguma coisa de medicina e cincoenta e cinco linguas... [...]
Além de poeta e litterato é o snr. Schleyer um distinctissimo philologo. [...]
Para a propagação do volapük tèm-se organisado desde 1882 até hoje setenta e tantas associações. O volapük tem resistido aos ataques de todos os seus adversários, e ainda até hoje se não apresentou contra esta maravilhosa descoberta um unico argumento que não fosse immediatamente destruhido pelos homens que comprehendem o merecimento d'este meio de communicação e que comprehendem o seu immenso alcance. Em todo o mundo ha numerosissimos cursos gratuitos de volapük, e o numero de pessoas que sabem esta lingua augmenta todos os mezes alguns milhares nas cinco partes do mundo.
Ha já muitas casas commerciaes em todas as nações que fazem a sua correspondencia estrangeira em volapük e em breve tempo todas as casas commerciaes terão pessoal habilitado para fazer a correspondencia n'esta lingua universal. [...]
Todos os beneficios que o volapük proporciona á humanidade são já conhecidos em Portugal; pareceu-nos, pois, que não seria fóra de proposito a publicação d'um methodo pratico de volapük ao alcance de todos os que quizerem aproveitar-se d'este meio de communicação. Todas as nações da Europa e algumas da America possuem já, cada uma em seu idioma, grammaticas, methodos e diccionarios para o estudo do volapük: sigamos o seu exemplo."
(Excerto de Prefacio)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capas com defeitos e falhas de papel nas margens. Deve ser encadernado.
Raro.
Com interesse histórico e filológico.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário