10 abril, 2013

SANTOS, Reynaldo dos – A TORRE DE BELEM : 1514-1520. Estudo histórico e arqueológico. Desenhos de Maria de Lourdes. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1922. In-4º (27cm) 131, [3] p. ; [2] f. il. ; il. ; B.
Ilustrado no texto e em separado.
“A tôrre, construída a partir de 1514, estava certamente terminada cêrca de 1519, mas só em 1521, D. Manuel, nomeou o seu primeiro alcaide e capitão-mór – Gaspar de Paiva – irmão do amo do príncipe, herói da Índia sob Afonso de Albuquerque e mais tarde de Mamora, em Marrocos, de cujo desastre conseguiu sair coroado de glória! E é a partir desta nomeação, que o baluarte do Restelo passa a ser designado – Tôrre de S. Vicente a par de Belêm.
Mas não é apenas a época da sua construção e a biografia do mestre que a dirigiu, o que através dos documentos procuraremos precisar; o problema da filiação artística da Tôrre, põe-nos diante dum dos aspectos mais interessantes da arte manuelina – o das suas reminiscências orientais.” (excerto do antelóquio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Sobrecapa apresenta falha de papel, junto ao canto inferior direito. Dedicatória (não do autor) a lápis na folha de guarda. Assinatura de posse na f. anterrosto.
Invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário