22 abril, 2013

CARVALHO, Jerónimo Ribeiro de - SERMAM // DA // PVRISSIMA, E IMMACULADA // CONCEIÇAM // DA SEMPRE VIRGEM // MARIA // MAY DE DEOS, RAINHA DOS ANIOS // SENHORA DO CEO, E TERRA; // EM SANTA ANNA. // PREGOU-O // O DOVTOR HIERONYMO RIBEYRO // DE CARVALHO, Chantre da Sè de // Coimbra, Anno 1672. // EM COIMBRA, // Com todas as licenças necessarias. // Na Officina de RODRIGO DE CARVALHO COUTINHO // Impressor da Universidade, Anno 1673. // Acusta de Ioaõ Antunes mercador de livros. In-8º (19,5cm) de [1], 24, [1] p.
"O Tempo em que comessaraõ a ser venturozos os seculos; mais rico o mundo; mais victoriozo o Ceo; mais despojado o inferno; em que tiveraõ satisfaçam os dezejos dos Anjos; remates as Calamidades dos homens; a soltura dos maos Anjos prizoens; & a gloria da mesma Deidade augmentos; foi aquelle indivizivel, & ligeiro instante da Purissima, Santissima, & Immaculada Conceiçaõ de Maria Senhora; & ainda que o dia nos dá a celebridade; nam a achamos no Evangelho do dia; porque da Senhora se dizem ali só seus celestiaes despozorios; Virum Maria: & do Senhor humanado sua ineffavel Conceiçaõ, ou nacimento; De qua natus est Iesus. O mais tudo saõ ascendencias, & descendencias dos Progenitores do Senhor, segundo a Carne. Abraham genuit, Isaac autem genuit Iacob; & finalmente Iacob autem genuit Ioseph." (excerto da 1ª parte do texto)
Jerónimo Ribeiro de Carvalho (1609-1679). Clérigo português, chantre da Sé de Coimbra. Foi um dos principais pregadores do seu tempo.
Exemplar por encadernar em bom estado geral de conservação. Aparado. Mancha (humidade?) nas primeiras, e na última página do opúsculo.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário