06 abril, 2013

COSTA, José Daniel Rodrigues da – HOSPITAL DO MUNDO, Obra crítica, moral, e divertida, em que he Medico o Desengano, e Enfermeiro o Tempo. FOLHETO = I. JANEIRO [a FOLHETO XII. DEZEMBRO]. LISBOA. Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira. Anno 1805. Com Licença da Mesa do Desembargo do Paço. 12 folhetos in-8º (21,5cm) x 32 p. ; B.
1ª edição.
Colecção de folhetos satíricos (completa).

O Desengano, e o Tempo, de mãos dadas,
He que este Mundo enfermo curar podem;
Nas molestias, que tem inveteradas,
Mal de nós, se estes dous nos não acodem!
Dão saude ás pessoas achacadas,
Com tanto que aos remedios se accommodem;
Quem dos vicios tiver a epidemia,
Venha curar-se nesta Enfermaria.

"Estimaveis Leitores, e Leitoras, (fallo com ambos os sexos, por me apartar do ranço dos Prologos, que sempre se dirigem aos homens, como se algumas Senhoras não viessem ao Mundo com formosos olhos para lerem, e com juizo para entenderem, e gostarem) se entre a tufalaria moderna houver Tafúl, ou Tafúla, que se não recêe com esta Obra, que vos apresento, onde o espirito jovial mostra a moralidade da critica, que envolve este genero de composição, tudo aquillo que, que hoje não agradar a estes meninos solteiros, (como escrevo para todos os tempos) lá virá a época, em que depois de casados lhes pareça bem quanto aqui lhes digo, que lhes servirá de lição.”
(excerto do prólogo)
José Daniel Rodrigues da Costa (1757-1832) foi um poeta português. Sob o pseudónimo de Josino Leiriense, que usava nas tertúlias da Arcádia Lusitana, Rodrigues da Costa teve uma vida de notoriedade social e intelectual, testemunhadas em várias obras literárias que publicou, quase sempre sob a forma de folhetos que se vendiam como "livros de cordel". Foi popular a sua rivalidade com Bocage.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Conserva as guardas de brochura originais.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário