28 abril, 2013

O URÂNIO E OUTRAS MATÉRIAS PRIMAS NUCLEARES EM PORTUGAL – Junta de Energia Nuclear. [Lisboa], Junta de Energia Nuclear, [196-]. In-4º (25cm) de 66, [6] p. ; todo il. ; B.
“Portugal é, sem sombra de dúvidas, um dos Países que dispõem de mais vasta experiência na prospecção e na exploração de minérios radioactivos. De facto há mais de meio século que geólogos, engenheiros e mineiros portugueses se dedicam a elas.
Até 1929 extraiu-se apenas rádio. […] O urânio era rejeitado como subproduto inútil. […] Em 1941 a Companhia Portuguesa de Radium, Lda. Passou a interessar-se pelos concentrados de óxido de urânio, abandonando o aproveitamento de rádio. Os capitais portugueses desapareceram da empresa e nela vieram trabalhar distintos especialistas britânicos. A maior actividade mineira concentrou-se na mina da Urgeiriça. Não há quaisquer dados estatísticos de confiança respeitantes às quantidades exportadas de minérios radioactivos entre 1941 e 1954. […] Portugal era então o terceiro produtor mundial. Pode ler-se em vários livros recentes que afinal os alemães não tinham prosseguido quaisquer estudos sobre a fissão do urânio. Assim os receios dos Aliados no que respeitava ao fabrico da bomba atómica alemã foram infundados. […] Só após a criação da Junta de Energia Nuclear se iniciaram a prospecção sistemática dos territórios portugueses da Europa e as campanhas de prospecção nos territórios de Angola, Moçambique e Estado da Índia.” (excerto da introdução de Francisco de Paula Leite Pinto, Presidente da JEN)
Matérias:
A indústria mineira do urânio em Portugal metropolitano
- História.
- Escolha das regiões a prospectar.
- Prospecção.
- Pesquisa e reconhecimento.
- A mineralização uranífera.
- Exploração dos jazigos.
- Concentração de minérios.
- Produção.
- Reservas.
Actividade da Junta de Energia Nuclear no Ultramar Português
- Matérias-primas nucleares (em Moçambique e Angola).
Organização actual da Direcção-geral dos Serviços de Prospecção e Exploração Mineira
Cooperação técnica internacional
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário