16 abril, 2013

MARTINS, General Ferreira – GRANDES CHEFES MILITARES CONTEMPORÂNEOS (Joffre, Foch, Pétain, Lyautey). Prefácio do Professor Hernani Cidade. Lisboa, Edições Excelsior, 1968. In-8º (19cm) de 246, [2] p. ; B. Col. Grandes Vultos da História da Humanidade, 4
“Sem desprimor para a Grã-Bretanha, nosse Aliada, que na primeira Grande Guerra confiou o comando em chefe dos seus exércitos em França ao Marechal Sir Douglas Haig – a quem o C.E.P. teve a honra de estar subordinado […], sem menosprezo pelos Estados Unidos da América do Norte, que na primeira Grande Guerra tiveram no General Pershing um comandante das forças americanas em França que não desmereceu da confiança que nele depositou o Presidente Wilson […] sem esquecermos, finalmente, os nomes de Rommel e de Von Lettow, Generais Alemães, que se notabilizaram como Chefes, o primeiro na África do Norte, o segundo na África Oriental, onde foi o constante adversário dos Portugueses em Moçambique; não me parece discutível, no entanto, que à França pertence a primazia da existência dos mais numerosos e mais notáveis Chefes Militares do nosso tempo.
Ressoam ainda aos nossos ouvidos os nomes de Joffre, de Pétain, de Foch, de Lyautey, como dos mais notáveis Chefes Militares, não só da França, como de todos os exércitos do mundo, Generais que, pelos seus altos méritos – revelados em campanha – mereceram a hora de serem elevados à alta dignidade de Marechal.”
(excerto da introdução)
Matérias:
- Grandes Chefes Militares Contemporâneos.
- Joffre, o vencedor do Marne.
- Gallieni e os seus discípulos.
- Foch, o Comandante-Chefe de 1918.
- Pétain, o herói de Verdun.
- Lyautey, o Africano
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário