26 abril, 2013

CORREIA, Alberto C. Germano S. - O HOSPITAL REAL DE GOA NOS SÉCULOS XVI E XVII. [S.l.], [s.n.], [194?]. In-4º (24,5cm) de 90 p. ; [1] f. il. ; B.  Arquivos da Escola Médico-Cirúrgica de Goa - Série A
Ilustrado com gravuras em extratexto.
"O Hospital Real de Goa - passo agora, a referir-me ao seu passado seiscentista, que culminou numa maravilha nosocomial, em que os viajantes estrangeiros mais cultos e exigentes não sabiam o que mais admirar, se a imponente grandeza dos seus pavilhões, se a deslumbradora opulência do seu mobiliário e da sua utensilagem, ou se o excelente tratamento médico-cirúrgico prestado pelos seus arquiatros e cirurgiões. E isto sem falar da assistência espiritual, ao tempo regra sem excepções, que costumava ser constante e excelente.
Era óbvia a razão de ser na esplendorosa metrópole do nosso império oriental, simultâneamente capital político-social e berço principal da luza-colonização da India, - de um hospital do tamanho e importância que teve o da cidade de Gôa nos fins do século XVI e nos princípios da centúria imediata." (excerto do texto) 
Alberto Carlos Germano da Silva Correia (1888-1967). Médico licenciado pela escola Médica de Gôa, formado pela Faculdade de Medicina do Porto. Coronel médico. Professor e Director da Escola Médica de Gôa e do Hospital Militar. Director do Instituto de Investigação Científica de Angola. Sócio da Academia das Ciências de Lisboa, da Sociedade de Geografia de Lisboa, do "Institut Internacional d'Anthropologie" de Paris, do "International Congress of the Antropological & Ethnological Sciences" e do Instituto Vasco da Gama de Gôa. Deixou publicada uma vastíssima obra histórica, antropológica, etnográfica, antropométrica e climatológica.”
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Contém sublinhados (poucos) a esferográfica e a lápis.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário