14 abril, 2013

BASTOS, Leite – A CALUMNIA. Romance precedido do excerpto de uma carta do Visconde de Castilho a Camillo Castello Branco Acerca do autor. Lisboa, Typographia Universal, de Thomaz Quintino Antunes, Impressores da Casa Real, 1872. In-8.º (17 cm) de 128 p. ; B.
1.ª edição.
Romance de costumes lisboeta.
"Ouvi hontem ler pela primeira vez escriptos de Leite Bastos, de que nenhuma noticia tinha. É um dos mais aproveitados discipulos de V. Ex.ª, imitados não digo porque ha coisas que se não imitam; mas a verdade é que ninguem que eu saiba lhe tomou, com tanta propriedade, a maneira rapida e incisiva de narrar e gracejar e a côr vernacula em que nos deliciamos os enjoados da paralvilhice litteraria.” (excerto da carta do Visconde de Castilho a Camilo)
“N’uma ocasião porém, á sahida do Martinho, sentiu que alguém lhe introduzia sobrerepticiamente o braço, e ao voltar-se deparou com Gomes e Horta.
- Então já sabe que chegou o homem?!
- Qual homem?
- O tal das fidalguinhas.
- Chegou?
- Pois você não sabe e é amigo d’elle?!
- Não sabia não, trocou-lhe Brandão fingindo-se de novas.
- É celebre! Parece que andas n’este mundo com os olhos fechados.
- É que em Lisboa ha mais coisas para ouvir de que para ver. Em compensação trazemos sempre os ouvidos á escuta…"
(Excerto do texto)
Francisco Leite Bastos (1841-1886). "Jornalista, autor de contos e romances policiais, dramas e comédias, nascido a 17 de setembro de 1841, em Lisboa, e falecido a 5 de dezembro de 1886, na mesma cidade. Gozou, no seu tempo, de um relativo êxito popular. Colaborou no Diário de Notícias e em vários jornais literários."
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Pequenas falhas de papel nas extremidades da lombada.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário